Início Notícias Dourados Vila Vargas tem feira de produtos orgânicos no sábado

Vila Vargas tem feira de produtos orgânicos no sábado

0

15/07/2015 07h34 – Atualizado em 15/07/2015 07h34

Douradosagora

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária e a Agrovargas (Associação dos Produtores de Vila Vargas), promovem no dia 18, próximo sábado, a partir das 17h, uma feira de produtores orgânicos e outros produtos da agricultura familiar. Será em frente ao CRAS da Vila Vargas, distrito de Dourados, localizado na BR-163, sentido Campo Grande.

A ação faz parte da proposta do prefeito Murilo de ampliar a oferta de produtos orgânicos e da agricultura familiar à família douradense. A diretora de Agricultura da Semafes, Rosemara Osórió, disse que a equipe já estuda a viabilidade de se instalar uma feira de orgânicos também no Parque dos Ipês, na Vila Tonani.

A feira de Vila Vargas é um projeto que também pode viabilizar esse tipo de comercialização em outros distritos, de acordo com Rubens Moreira Junior, que trabalha na organização da ação em Vila Vargas. “Vamos medir a aceitação da feira e havendo interesse da comunidade ela pode se tornar tradicional”, explica Rubens.

O principal foco é abrir espaço para a comercialização da produção orgânica do PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável), programa desenvolvido por parceria entre o Sebrae/MS, o Banco do Brasil e a Prefeitura, que já tem 10 hortas na Vila Vargas. Mais 20 hortas estão em implantação em Dourados.

A primeira ação neste sentido foi a feira da Rua Mozart Calheiros (antiga W5), no bairro Izidro Pedroso, que funciona toda sexta-feira. Inicialmente a feira funcionou durante o dia, mas agora é aberta à noite, das 17h às 22h, inclusive oferecendo alimentação, para facilitar as compras às pessoas. Desde o início o resultado foi muito positivo, com a feira dando bons resultados aos produtores e recebendo elogio da população.

Nessas feiras estão disponíveis para a população vários produtos hortifrutigranjeiros, de folhas a legumes, limão, laranja, poncam, pimetas, mandioca, milho e doces, biscoitos e pães. É possível encontrar também ovo de galinha caipira, melado e artesanato da economia solidária.

Sair da versão mobile