Início Notícias Dourados Fórum popular de mobilidade urbana define colegiado

Fórum popular de mobilidade urbana define colegiado

0

25/07/2015 07h41 – Atualizado em 25/07/2015 07h41

Valéria Araújo

Membros fundadores do Fórum Popular de Mobilidade Urbana de Dourados aprovam o regimento interno e o colegiado na manhã deste sábado (25) na Unidade I da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O evento também vai servir para a definição de calendário de reuniões, palestras, seminários e audiências públicas. Um dos membros fundadores, o servidor público Franz Mendes, defende que Dourados precisa de um planejamento urgente no trânsito e em tudo o que se refere à mobilidade urbana.

O objetivo é criar um projeto que contemple os anseios da população e tire Dourados das situações de improviso, já que a cidade não dispõe deste plano e tem inclusive, ficado de fora de programas nacionais de incentivos aos municípios. A proposta é de que, após construído este plano popular, este seja entregue à Prefeitura na tentativa de sensibilizar o poder público a investir na causa.

“Estas decisões do Fórum vão resultar em um plano de mobilidade urbana construído por técnicos que levarão em conta a vontade popular, já que hoje Dourados não tem um plano de mobilidade”, destaca.

Franz Mendes diz que o Fórum é resultado do 1º Seminário de Mobilidade Urbana, realizado em junho deste ano na Câmara Municipal e que contou com a presença de especialistas de renome nacional como o secretário nacional de Transportes e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Rais, e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Sérgio Póvoa Pires. Eles apresentaram iniciativas que dão mais qualidade de vida das pessoas no trânsito.

MOBILIDADE

Em Mato Grosso do Sul, apenas Campo Grande apresentou projetos para a captação este ano de recursos de Mobilidade Urbana. O prazo venceu em abril deste ano. A informação é do secretário nacional de mobilidade urbana do Ministério das cidades, Dario Rais. que esteve em Dourados recentemente.
Segundo Dario, as prefeituras que não elaboraram o plano e, portanto, ficaram de fora do Programa, a exemplo de Dourados, terão que aguardar a abertura do PAC Mobilidade III no ano que vem para apresentar suas propostas.

O secretário nacional também explicou que o orçamento total disponível no Programa é de R$ 140 bilhões. “As cidades podem ousar porque tudo será analisado pelos nossos técnicos e o montante para cada cidade dependerá da qualidade do projeto. Uma cidade, próxima do porte de Dourados, que é Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, vai receber este ano R$ 240 milhões para aplicar em mobilidade porque elaborou um bom projeto que garante espaço para todos”. destaca.

Sair da versão mobile