Início Notícias PM de Ponta Porã combate poluição com decibelímetro

PM de Ponta Porã combate poluição com decibelímetro

0

28/09/2015 17h03 – Atualizado em 28/09/2015 17h03

PM de Ponta Porã passa combater poluição sonora com decibelímetro

A Polícia Militar de Ponta Porã, apreendeu nos últimos dias, mais de dez veículos por poluição sonora e fez a notificação de sete residências na cidade. Somente neste final de semana, três veículos, junto com os aparelhos de som, foram apreendidos no município, dando continuidade a Operação Cidade Tranquila. As apreensões vêm acontecendo após aquisição de decibelímetros pelo Ministério Público Estadual (MPE) que cedeu os equipamentos para a PM que tem intensificado as ações na cidade.

Policiais militares da Agência Local de Inteligência (ALI), realizaram curso na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em parceria com o Ministério Público Estadual, para agir de forma repressiva e preventiva nos crimes de poluição sonora no município.

De acordo com o oficial de operações e planejamento da Polícia Militar de Ponta Porã, capitão Samuel Castilho Ferreira, a PM passará a atender em duas frentes, a primeira será com som em veículos automotivos e na segunda em residências, de forma preventiva e repressiva

“Nesta primeira fase o trabalho será voltado aos veículos. Uma equipe da ALI faz a aferição do som e quando constatado a irregularidade a PM realiza a apreensão do veículo com os aparelhos de som, conduzindo os condutores à delegacia pelo crime de poluição sonora e faz a autuação pela infração de trânsito. O condutor vai responder ainda na legislação municipal que prevê a quantidade de decibelímetro para cada área em determinados horários em Ponta Porã”, ressaltou capitão Samuel.

Já nas ações em residências, a PM tem atuado de forma preventiva. De acordo com o oficial de operações, na cidade há uma legislação específica municipal que prevê uma advertência para quem tiver cometendo a poluição sonora.

“Só agimos com a solicitação dos moradores que se sentem prejudicados. Neste caso, os agentes da ALI vão ao local e fazem a aferição. Caso não seja franqueada a entrada na casa, nós realizamos a medição da própria rua. Após feita a aferição, uma guarnição da PM, de posse da medição, faz a notificação formalmente ao morador, atuando de forma preventiva, fazendo como que esse cidadão não volte cometer este delito novamente”, explica.

Últimas apreensões.

No último final de semana, foram apreendidos três veículos e a aparelhagens de som, que produziam ruído sonoro superior ao permitido em lei, na Região Central de Ponta Porã. Foram apreendidos um veículo VW Gol de cor branca, VW Gol de cor cinza e um GM Celta de cor branca. Os três carros estavam estacionados na Avenida Brasil, na área central da cidade, com os porta-malas abertos e com o sons ligados em alto volume. Todos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil de Ponta Porã.

Sair da versão mobile