Início Notícias Cidades DOF homenageia 30 personalidades com medalha

DOF homenageia 30 personalidades com medalha

0

DOF homenageia 30 personalidades com a medalha “Água da Fronteira”

Por:Da redação – 31/05/2016 13h52

A medalha “Águia da Fronteira”, a mais alta comenda concedida pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) a personalidades que contribuem para a melhoria da segurança pública na faixa de fronteira e com a valorização do órgão, neste ano será outorgada a 30 autoridades civis e militares. A solenidade de entrega da honraria será realizada nesta quarta-feira (1º), às 9 horas, no Teatro Municipal, em Dourados, e será presidida pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, que representa o governador Reinaldo Azambuja no evento.

A listagem dos homenageados com a medalha Águia da Fronteira foi publicada em decreto assinado pelo governador, que está na página 28 no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (31). Entre os homenageados estão o secretário de Segurança José Carlos Barbosa, o secretário da Casa Civil, Sérgio de Paula, o secretário de Administração, Carlos Alberto de Assis, o superintendente de Segurança Pública, coronel Deusdete Oliveira Filho, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Edgard Júdice Teixeira, e o subcomandante, coronel Francisco Assis Ovelar, entre outras autoridades civis e militares.

A outorga da medalha integra as comemorações dos 29 anos de criação do Departamento de Operações de Fronteira, grupo especializado respeitado em todo o Brasil que hoje responsável pelas maiores apreensões realizadas no País, sendo inclusive com a Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) considerado pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) o cartão de visitas do programa Enafron (Estratégia Nacional de Fronteiras), do Governo Federal.

Sobre o DOF

Subordinado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o então GOF (Grupo de Operações de Fronteira) foi criado em 28 de maio de 1987, através da resolução 119/87, com o objetivo de realizar o policiamento de recobrimento na região da grande Dourados, combatendo crimes como o narcotráfico, tráfico de armas, furtos e roubos de veículos, de cargas e em propriedades rurais.

Inicialmente a sede do GOF era em Campo Grande, mas por conta da distância da área de atuação do grupo, em 1989 foi transferida para o município de Dourados. Naquela ocasião a missão do GOF era realizar o policiamento ostensivo itinerante na fronteira do Brasil com o Paraguai.

Com a reestruturação da Sejusp no ano de 1996, no dia 15 de janeiro, por força do Decreto Estadual n.º 8.431, a denominação GOF foi substituída por DOF (Departamento de Operações de Fronteira). E em maio de 1999, por força de uma resolução, o DOF começou a atuar também na fronteira de Mato Grosso do Sul, com a Bolívia.

Integrada ao DOF está a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), que foi criada em 28 de dezembro de 2006, por meio do Decreto Estadual n.º 12.218.

Sair da versão mobile