Início Notícias Capital Forças Armadas vão atuar nas eleições de MS e mais 13 estados

Forças Armadas vão atuar nas eleições de MS e mais 13 estados

0

Por: Da redação – 29/09/2016 17h37

Mato Grosso do Sul e mais 13 estados vão receber efetivo das forças armadas nas eleições municipais de domingo (2). Ao todo, 25 mil militares farão a segurança e apoio logístico no primeiro turno das eleições. A informação é do Ministério da Defesa.

O contingente das três forças vai atuar em 408 localidades de 14 estados definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que fez a solicitação. Do total, os militares vão reforçar a segurança em 307 localidades de 14 estados. Ao todo, serão utilizados 1.243 viaturas, quatro blindados, 89 embarcações e 26 aeronaves da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, segundo o ministério.

No próximo domingo (2), os militares também vão dar apoio logístico na votação e apuração, como no transporte de urnas eleitorais e funcionários dos tribunais eleitorais em 102 localidades de difícil acesso. Em outras 307 localidades, o objetivo será garantir a segurança e a tranquilidade durante a eleição. Outros 3 mil militares devem ficar de prontidão. De acordo com o ministério, o custo estimado da operação é R$ 23 milhões, que serão pagos pelo TSE.

Os 14 estados que receberão os militares são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Em Mato Grosso do Sul, o único município que contará com reforço será Caarapó, em virtude dos conflitos rurais da região. O requerimento do TRE/ MS foi aprovado pelo ministro Henrique Neves.

Os militares vão atuar no sábado (1°) e no domingo e a operação pode se repetir no segundo turno, caso haja nova solicitação. Em Mato Grosso do Sul apenas Campo Grande pode ter segundo turno.

Sair da versão mobile