Início Notícias Dourados Dourados perderá 9 médicos com a saída de Cuba

Dourados perderá 9 médicos com a saída de Cuba

0

Dourados perderá 9 médicos com a saída de Cuba do Mais Médicos

15/11/2018 20h14 – Por: Da redação

O município de Dourados perderá 9 médicos com a saída de Cuba do programa Mais Médicos. O município é o segundo do estado a ter mais cubanos que atendem em postos de saúde, os que mais carecem com a falta de profissionais. Corumbá perderá um total de 10 médicos. No Mato Grosso do Sul são 114 ao todo, a maioria atua no interior, conforme a Secretaria Estadual de Saúde.

O governo de Cuba anunciou a retirada do programa nesta quarta-feira (14), citando “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos cubanos no Brasil.

O presidente eleito Jair Bolsonaro informou que o governo cubano decidiu deixar o programa por não concordar com testes de capacidade aos médicos.

Dourados sofre com a falta de médicos há muito tempo, principalmente nos postos. Sempre quando um profissional se licencia ou sai de férias, dificilmente há outro para substituí-lo. O reflexo é o superlotamento da única UPA 24 horas, unidade responsável para atender uma população de 220 mil habitantes.

Os estados de São Paulo e da Bahia têm o maior número de cubanos atuando pelo Mais Médicos e, por isso, são os que mais perderão médicos com o fim acordo.

Sair da versão mobile