Início Notícias Meio ambiente Acordo para diminuir gases do efeito estufa entra em vigor no 1º...

Acordo para diminuir gases do efeito estufa entra em vigor no 1º dia de 2019

0

06/01/2019 07h00 – Por ONU

O mundo deu um passo importante para reduzir drasticamente a produção e o consumo de potentes gases do efeito estufa, os hidrofluorocarbonetos (HFCs).

Em 1º de janeiro de 2019, entrou em vigor a Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal, que visa a eliminar essas substâncias. A ONU Meio Ambiente explica a importância do documento.

Se apoiada completamente por governos, pelo setor privado e por cidadãos, a Emenda de Kigali irá evitar um aumento de até 0,4°C da temperatura média global neste século, protegendo ao mesmo tempo a camada de ozônio.

O documento irá contribuir substantivamente para os objetivos do Acordo de Paris.

Os HFCs são compostos orgânicos frequentemente usados como refrigeradores em ares-condicionados e outros aparelhos, como alternativa às substâncias que destroem a camada de ozônio e que foram controladas sob o Protocolo de Montreal.

Embora os HFCs em si não destruam a camada de ozônio, eles são gases do efeito estufa extremamente potentes, com potencial de aquecimento global que pode ser maior que o do dióxido de carbono.

Os países que aderiram à emenda colocaram em vigor programas de ação para cumprir com o previsto no documento.

Entre as medidas, estão acordos sobre tecnologias para a destruição de HFCs e novos dados sobre exigências e ferramentas. O documento apresenta provisões para melhorar as capacidades de países em desenvolvimento.

Outras determinações do texto incluem o fortalecimento institucional e o desenvolvimento de estratégicas nacionais para reduzir HFCs e substituí-los por alternativas.

Combater os HFCs segundo a emenda também pode abrir oportunidades para reprojetar equipamentos de refrigeração, tornando-os mais eficientes do ponto de vista energético.

A implementação das novas metas estabelecidas no acordo será feita em três fases, com um grupo de países desenvolvidos começando a redução dos HFCs a partir de 2019.

Países em desenvolvimento darão prosseguimento, com o congelamento dos níveis de consumo dos HFCs em 2024. Algumas nações irão congelar o consumo em 2028.

Ratificada por 65 países até o momento, a Emenda de Kigali leva adiante o legado histórico do Protocolo de Montreal, adotado em 1987.

O acordo de mais de três décadas e suas emendas anteriores foram universalmente ratificados por 197 países.

Esses marcos internacionais exigem a diminuição da produção e do consumo de compostos que destroem a camada de ozônio.

O amplo apoio ao protocolo e o seu cumprimento levaram à redução de 99% de quase cem substâncias e contribuíram significativamente para a mitigação das mudanças climáticas.

Evidências apresentadas na mais recente Avaliação Científica da Destruição do Ozônio mostram que a camada de ozônio, em partes da estratosfera, recuperou-se a uma taxa de 1-3% por década desde 2000.

Em índices projetados, o ozônio no Hemisfério Norte deve se recuperar completamente até 2030, seguido pelo Hemisfério Sul em 2050 e pelas regiões polares em 2060.

Sair da versão mobile