Início Notícias Dourados Espaço cultural da UEMS abriga acervo histórico em Dourados

Espaço cultural da UEMS abriga acervo histórico em Dourados

0

A Casa da Cultura UEMS – Espaço Guaraoby é a mais nova referência da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), fora da cidade universitária, endereço da sede da Instituição. O espaço gerido pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) foi inaugurado no início deste mês e abriga importante acervo histórico que compreende variedade de materiais como instrumentos musicais, fotografias, itens fonográficos, entre outros. 

Referência para a arte regional, o prédio foi integrado à administração da Universidade desde 2014 e, após reformas, reabre para atendimento da população douradense e a todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

No local foi fixada uma homenagem ao Maestro Adilvo Mazzini, falecido em 2019. Mazzini transferiu o prédio do então “Espaço Guaraoby” à Universidade em 2014.

Nas próximas semanas a equipe da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer da UEMS irá anunciar as atividades que serão ofertadas no local a partir do 2º semestre deste ano. Já ocorrem na Casa da Cultura aulas de Teoria e Percepção Musical para crianças, adolescentes e adultos, com a maestrina Miriam Suzuki – Terças e Quintas-feiras – no período vespertino; Aulas de Capoeira com Mestre Macaúba – Segundas, quartas e sextas-feiras – no período noturno. 

“Nós estamos organizando para divulgar após o recesso discente e docente da UEMS a oferta de um sarau cultural e musical uma vez por mês. Vamos ter nesse espaço também cursos e oficinas de artes destinados à comunidade interna e externa. Neste momento, estamos fazendo um levantamento da oferta dos nossos artistas e também da vontade da nossa comunidade”, diz Érika Kaneta Ferri, Pró-Reitora da PROEC.

Casa da Cultura
A Casa da Cultura UEMS foi inaugurada no dia 26 de abril de 2003 e teve sua regulamentação aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em 2006. O local é um espaço da UEMS, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários. A Casa funcionava  próximo ao atual endereço ofertando cursos e oficinas promovidos pela Instituição.

Já o Centro Cultural Guaraoby é conhecido como o mais antigo e tradicional espaço de arte e cultura de Dourados e durante mais de 45 anos foi o reduto das atividades voltadas à arte e cultura, em especial, ao canto coral. No espaço localizado no centro da cidade foram realizados inúmeros encontros, intercâmbios culturais e oficinas.

O Centro Cultural Guaraoby (guará = peixe / oby = azulado, esverdeado, dourado = peixe dourado // guará = lobo / oby = uivo do lobo) – anteriormente denominado Coral Santa Cecília; foi oficialmente criado em 02 de setembro de 1979, tendo como local o colégio Imaculada Conceição em Dourados. O Centro Cultural inaugurou sua sede própria em 27 de outubro de 1984 e em 10 de setembro de 2006, reformulou, por força de lei, os seus estatutos, oportunidade em que foi também mudada a razão social, substituindo, assim, o nome Coral Santa Cecília, como era conhecido para Centro Cultural Guaraoby.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile