Início Notícias Dourados Acidentes no trânsito de Dourados matam 18

Acidentes no trânsito de Dourados matam 18

0

Acidentes no trânsito de Dourados matam 18

Acidentes no trânsito já mataram 18 pessoas este ano em Dourados. A maioria envolve motos, bicicletas e pedestres. O mais recente acidente foi na segunda-feira passada e a vítima é uma adolescente de 15 anos, que estava em uma bicicleta. A garota foi atropelada por um caminhão que até ontem não tinha sido identificado pela polícia.

De janeiro a junho deste ano, segundo estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), foram registrados 1.110 acidentes, que envolveram 2.515 veículos. Só no mês de julho foram três vítimas fatais até às 17h, de ontem.

De acordo com o diretor do Detran local, Aparecido Dias Duarte, uma das maiores preocupações no trânsito são com as motos e bicicletas. Nos últimos três anos foram registradas 24 mortes de ciclistas no trânsito.
De acordo com o Detran, o número de bicicletas vem crescendo em Dourados.

Hoje são 140 mil. Só este ano já foram três vítimas fatais, dos 105 acidentes envolvendo ciclistas. “A pessoa na bicicleta, sem qualquer proteção, fica totalmente exposta a todo tipo de impacto. Acho necessário uma campanha com maior ênfase nas bicicletas porque o número vem aumentando em Dourados”, enfatiza Aparecido Dias Duarte.

Esse foi um dos assuntos discutidos ontem, durante uma reunião no Detran de Dourados, para definir ações para a Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro.

Além de representantes do Detran e da prefeitura, a reunião realizada nesta manhã na sede do órgão estadual contou com a participação de segmentos da sociedade envolvidos com o trânsito do município, como escolas de formação de condutores, concessionárias, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal.

O secretário de Governo da prefeitura, José Jorge Filho, o Zito, que representou o prefeito Murilo Zauith na reunião, disse que o município está se empenhado em encontrar soluções eficazes para diminuir os acidentes de trânsito. “Nosso trânsito exige motoristas comprometidos com o humanismo e acima de tudo responsáveis, que sejam fiéis e firmes no trânsito”, disse o secretário.

Ele explicou que o prefeito Murilo Zauith trabalha para modernizar o trânsito de Dourados e citou como exemplo a implantação do sistema Onda Verde, que sincroniza os semáforos para que abram em sequência, evitando que os moto-ristas parem em cada esquina de uma mesma rua. O projeto deve começar pela Marcelino Pires.

SEMANA

O tema geral da Semana Nacional do Trânsito deste ano é “Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020: Juntos podemos salvar milhões de vidas”.

De acordo com o Detran, a campanha possibilitará que a sociedade civil organizada e órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito trabalhem de forma objetiva e eficaz na busca pela redução de acidentes.
O Detran de Mato Grosso do Sul escolheu para a Semana Nacional de Trânsito o tema específico “Comportamento e segurança dos usuários do trânsito”, para estimular esforços no sentido de conter e reverter a tendência crescente de fata-lidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito.

Sair da versão mobile