Início Notícias Terapia combina medicamentos anti-câncer e anti-diabético para tratar câncer

Terapia combina medicamentos anti-câncer e anti-diabético para tratar câncer

0

06/12/2011 07h56 – Atualizado em 06/12/2011 07h56

Equipe de pesquisadores da University of Saskatchewan, no Canadá, desenvolveu um tratamento que utiliza drogas quimioterápicas e um medicamento que trata o diabetes para combater o câncer de mama.

A nova abordagem, criada pelo professor Troy Harkness, se baseia no restabelecimento da saúde dos cromossomos da célula, o que permite que ela se repare ou destrua, ao invés de continuar a replicar como uma célula cancerosa.

O trabalho revela potencial para matar as células cancerosas e eliminar aquelas resistentes aos medicamentos.

Estudos anteriores indicaram que pessoas em tratamento para o diabetes tipo 2 apresentam uma menor incidência de alguns cânceres.

Harkness introduziu uma droga anti-diabética comum, juntamente com as drogas da quimioterapia e os resultados foram interessantes. O co-tratamento foi capaz de matar as células resistentes aos medicamentos do câncer.

A droga anti-diabética pareceu melhorar a saúde dos cromossomos, reduzindo as defesas das células e permitindo que o medicamento de quimioterapia fizesse o trabalho, tudo isso sem danificar as células saudáveis.

A equipe expandiu o trabalho para células humanas de câncer de mama resistentes a drogas e ratos com câncer de cérebro, e obteve os mesmos resultados promissores.

Os pesquisadores agora pretendem descobrir se existe uma maneira de atacar todas as células de câncer humanas resistentes a medicamentos quimioterápicos.

“Em três anos, esperamos ter uma boa ideia do que as drogas estão fazendo para ajudar os cromossomos da célula se comportar melhor, e para compreender os caminhos dentro das células que interferem neste mecanismo de proteção.

É uma informação que irá ajudar os médicos e outros pesquisadores a fazerem escolhas mais informadas sobre o tratamento”, revela Harkness.(Isaude.net)

Sair da versão mobile