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Procon vai às agências bancárias na Semana do Consumidor

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10/03/2014 08h24 – Atualizado em 10/03/2014 08h24

O Procon realiza de 10 a 15 deste mês a Semana do Consumidor. São ações para comemorar os 31 anos do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (15 de março), realizadas desde 1983. Além de orientação ao consumidor, o órgão municipal vai realizar palestras, mesa redonda e fiscalizações.

“O objetivo é reduzir o número de reclamações, orientando os fornecedores e consumidores e firmando compromisso de respeito ao Código de Defesa do Consumidor”, informou o diretor do Procon Rozemar de Mattos.

Neste ano o Procon vai enfatizar mais fortemente a necessidade do consumidor verificar a validade de produtos, principalmente dos alimentos, cuja campanha foi iniciada em 2012. “Temos que informar o fornecedor e tornar o cidadão um fiscal do Código de Defesa do Consumidor, evitando assim a presença de produtos impróprios ao consumo nas prateleiras”, informou Rozemar.

PROGRAMAÇÃO

Hoje tem fiscalização e orientações em agências bancárias. Será verificada uma série de itens para saber como está sendo feito o atendimento na cidade, em especial, o tempo de espera dos clientes nos caixas.

“O tempo de espera é de 15 minutos em dias normais, 20 minutos em dias anteriores e posteriores aos finais de semanas e de 30 minutos nos dias que antecedem e posteriores aos feriados. Atendentes do Procon estarão em frente às mais movimentadas agências bancárias, orientando e distribuindo material informativo sobre os direitos do consumidor”, destaca Rozemar.

No dia 11, serão será feita fiscalização em lojas de departamento e supermercados da cidade. O objetivo da operação é fazer valer o direito do consumidor, que vai desde a informação clara e ostensiva sobre o preço do produto até a qualidade e validade da mercadoria exposta na prateleira. Novamente atendentes do Procon estarão em frente aos estabelecimentos comerciais com maior movimento, orientando o consumidor e distribuindo material informativo.

No dia 12, na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) tem mesa redonda e café da manhã com tema “Prevenção de infrações e harmonização de interesses entre consumidores e fornecedores e o papel da mulher nas relações de consumo”, dirigida aos comerciantes. O evento será a parir das 8h.

Neste mesmo dia serão realizadas palestras na Unigran, ministrada pelo procurador municipal Lenilson Almeida. As palestras serão ministradas de manhã e à noite aos alunos do curso de direito.

No dia 13 tem palestra na Escola Estadual Presidente Vargas nos períodos matutino e vespertino, direcionada a alunos do ensino médio. Os palestrantes serão os membros da Comissão do Consumidor da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Dourados e o diretor do Procon Rozemar de Mattos.

No dia 14 a palestra será na Escola Erasmo Braga, no período matutino, direcionada a alunos do 8º e 9º ano. Os palestrantes serão os membros da Comissão do Consumidor da OAB e Procon.

Na Anhanguera a palestra será no período noturno, direcionada aos alunos do curso de administração.

No sábado, 15, último dia de campanha, será comemorado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor na Praça Antônio João. Serão feitas orientações e distribuição de material educativo a partir das 8h. Um dos temas da campanha é “A Mulher e a Relação Consumerista”.

Também será feita a divulgação do cadastro de reclamações fundamentadas em 2013. De acordo com o Procon, a divulgação e formulação do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas é instrumento essencial para proteção e orientação dos consumidores, sendo uma exigência da lei 8.078/90 do CDC (Código de Proteção e Defesa do Consumidor) e do decreto 2.181/97.

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