Início Notícias Estudo prevê acordo para desocupações

Estudo prevê acordo para desocupações

0

30/09/2014 14h43

A falta de um sistema institucionalizado para a desapropriação de imóveis prejudica a reurbanização das cidades brasileiras.

A constatação é do consultor do Senado Victor Carvalho Pinto, no estudo O Reparcelamento do Solo: um modelo consorciado de renovação urbana.

Neste mês o país acompanhou mais uma desocupação marcada por confrontos entre moradores e policiais militares. Desta vez, na reintegração de posse de um prédio invadido há seis meses por 200 famílias no Centro de São Paulo. O edifício em construção, que seria um hotel, estava abandonado havia dez anos.

Ao analisar o contexto do atual marco legal (Lei 9.785/1999), o consultor sugere modificações na legislação vigente.

Ele propõe a introdução no Brasil do reparcelamento, ou land readjustment, praticado em diversos países, pelo qual se induz os proprietários a cederem imóveis a um empreendedor selecionado pelo poder público, em troca de novas unidades imobiliárias ou de uma participação no empreendimento.

O especialista também ressalta que a adesão dos proprietários reduz os litígios e os custos da desapropriação. De acordo com o consultor, a reorganização das metrópoles muitas vezes se torna inviável porque os donos de imóveis exigem do comprador um preço superior aos valores normais de mercado.
(Jornal do Senado)

Sair da versão mobile