Início Notícias Cidades Fazenda segue ocupada e Força Nacional é acionada

Fazenda segue ocupada e Força Nacional é acionada

0

28/08/2018 17h20 – Por: Da redação

Batalhão de Choque da Polícia Militar deixou nesta terça-feira (28), a fazenda Santa Maria, em Carrapó, porém equipe do DOF foi chamada até a chegada da Força Nacional. Os policias estavam no local desde domingo (26), quando a propriedade foi invadida por cerca de 50 índios da etnia Guarani Kaiowá.

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) emitiu nota afirmando que está apurando as informações, e que colabora com o que for necessário.

Conforme divulgado pelo Dourados Agora, a fazenda já havia sido palco de conflito no ano de 2016. Naquela época, indígenas da aldeia Tey Cuê, em Caarapó, ocuparam principalmente a fazenda Ivu, porém também chegaram a adentrar na Santa Maria.

Segundo boletim de ocorrência, os indígenas chegaram no local e cercaram a sede, atearam fogo na pastagem ao redor, levaram porcos do chiqueiro e ainda realizaram disparos de arma de fogo.

A polícia foi chamada e houve tentativa de negociação para que os indígenas deixassem o local, mas sem sucesso.

Não houve reintegração de posse. Os policiais foram para a fazenda por causa de roubo de animais e por manter pessoas da propriedade em cárcere.

Sair da versão mobile