24.5 C
Dourados
sexta-feira, 10 de maio de 2024

‘Criminalização do uso de drogas dificulta acesso à saúde’

- Publicidade -

03/10/2015 14h00

‘Criminalização do uso de drogas dificulta acesso à saúde’, afirma representante da ONU

Na sessão do Conselho de Direitos Humanos, vice-comissária da ONU para o tema destacou inúmeras violações de direitos humanos geradas pela política proibitiva de drogas.

As políticas de enfrentamento das drogas ilícitas muitas vezes violam direitos fundamentais: o acesso à saúde, o direito à justiça criminal, à igualdade, excluindo indígenas e minorias, e o direito das crianças.

A exposição foi feita pela vice-comissária para os Direitos Humanos da ONU, Flavia Pansieri, durante a apresentação da relação entre política de drogas e direitos humanos no Conselho de Direitos Humanos em Genebra.

A representante do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH) elogiou o maior espaço atribuído aos direitos humanos nas discussões para preparação da sessão especial da Assembleia Geral, que vai ter foco na questão das drogas em abril de 2016.

O relatório incentiva abordagens pacíficas em caso de lidar com dependentes químicos e estimula a descriminalização do uso de drogas, “porque a criminalização da posse de drogas tem sido obstáculo para o direito à saúde”, afirmou Pansieri.

Ela destacou que 33 países ou territórios aplicam pena de morte para crimes relacionados às drogas ilícitas, gerando cerca de 1.000 mortes.

Pansieri destacou ainda questões relacionadas a práticas ancestrais culturais e religiosas de grupos indígenas, enfatizando que, em princípio, não deveria haver punições para o uso de substâncias consideradas ilegais nestes casos.(nacoesunidas.org)

Campo de papoulas, usada para a produção de ópio. Foto: UNODC

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights