25.3 C
Dourados
terça-feira, 7 de maio de 2024

Ator e diretor Jair Damasceno ministra oficina teatral ‘Caminhos para o ator’

- Publicidade -

26/08/2015 13h27 – Atualizado em 26/08/2015 13h27

O ator e diretor Jair Damasceno ministra na sexta-feira (28) a oficina teatral “Caminhos Para o Ator”. O workshop destinado para maiores de 15 anos será realizado das 15h às 19h no Studio Blanche Torres.

Segundo Jair, o objetivo da oficina com 80% de conteúdo prático é levar ao participante, aquele que é ou pretende ser, ator, desenvolver potencial para os palcos e telas, o contato com uma “tecnologia” voltada para a criação de uma atitude e presença capazes de resultar em comunicação expressiva com o público.

A oficina “Caminhos Para o Ator” é um trabalho inicial mas não significa que seja apenas para iniciantes. Por não se tratar de aulas de teatro com abordagem conceitual e avaliação formal, o resultado é individual, potencializado pelas dinâmicas e interações grupais resultantes do nível de envolvimento de cada participante. Fazer teatro é um desafio geralmente novo; é provocativo à medida em que coloca o indivíduo diante de situações extra-cotidianas, de pensamentos divergentes do habitual; de uma dinâmica energética que acelera a criatividade”, argumenta Jair.

Jair Damasceno é ator, diretor e professor de teatro e processos criativos, dramaturgo, compositor coreográfico e preparador de elencos, além de desenvolver pesquisas sobre corpo e criação de movimentos, voz e interpretação. Nos últimos 10 anos, ministrou mais de 20 cursos e oficinas no Mato Grosso do Sul e em outros estados, criou e dirigiu, além de performances, cinco espetáculos estreados em Campo Grande, entre os quais “Calaboca! e Grita”, selecionado para a edição 2011 do Festival Internacional de Teatro de Dourados.

Em 2011, iniciou pesquisa com iluminação alternativa, utilizando unicamente lanternas a “led” e baterias recarregáveis, criando uma linguagem cenográfica diferenciada, que atende à sua proposta de um teatro focado na presença do ator como elemento fundamental e essencial, resultando também no uso racional da energia elétrica.

No ano passado, Damasceno voltou aos palcos com o elenco de “Quem Te Pariu?” e no momento está iniciando um novo projeto com atores do seu núcleo teatral. Em seus espetáculos tem preferência por atores que ele mesmo prepara e que venham de cursos e oficinas que ministra. Há cinco anos está no Grupo Funk-se, de danças urbanas, dirigido por Edson Clair, para quem faz o trabalho de direção cênica e dramaturgia, incluindo “Frágil – ou o Sentido da Ruptura” apresentado em Dourados e outros estados e “Tem Trem?”, atualmente em cartaz em Campo Grande, tendo atuado junto a outros grupos de dança e teatro de Campo Grande.

Jair Damasceno em ensaio do espetáculo “Quem Te Pariu?” encenado no ano passado. (Foto: Divulgação)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights