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quarta-feira, 1 de maio de 2024

Escola Neil Fioravanti abre Brinquedoteca Inclusiva no Caic

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28/09/2015 07h00 – Atualizado em 28/09/2015 07h00

Douradosagora

A Escola Municipal Neil Fioravanti – CAIC apresentou na última semana, o projeto Brinquedoteca Inclusiva, desenvolvido pela educadora Cristina Pires Dias Lins que envolveu a turma do 1ª ano (A) do Ensino Fundamental I e a comunidade Escolar.

Segundo a professora Cristina Pires, a brinquedoteca Inclusiva está em construção há algum tempo. No ano de 2014, um dos projetos que desenvolvi foi premiado em nível nacional e o recurso foi destinado à construção da brinquedoteca.

“Fizemos uma pesquisa em toda a instituição escolar, onde todos puderam sugerir o brinquedo que queriam no espaço da brinquedoteca. Pautado na pesquisa, com o dinheiro do prêmio, investimos comprando uma cama elástica, piscina de bolinhas, mesa de pebolim, livros, bonecas afros, alfabeto em Braille, Alfabeto em Libras, materiais inclusivos, dominós de texturas, entre outros. Promovemos também campanhas de arrecadação de brinquedos, oficinas para reciclagens e construção de itens para brincar, envolvendo educandos de todas as idades”, conta a professora Cristina.

De acordo com a professora, a biblioteca é aberta a todos, independentemente de idade, gêneros, etnias, limitações físicas, e outros. “Pais, avós, tios, podem brincar com seus filhos, netos, sobrinhos… “, assegura a professora.

O objetivo desse projeto foi construir uma Brinquedoteca Inclusiva, integrando toda a instituição escolar e os seus pares, para mudar a concepção de que brincadeira faz parte apenas do universo infantil, como promover a inclusão de todos, sem nenhum tipo de discriminação, observando e identificando algumas características do corpo humano e respeitando a diversidade de gênero, das idades, das etnias e das Necessidades Educacionais Especiais, de modo a contribuir na inclusão e abandono de preconceito.

A Brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente apropriado e especialmente lúdico, onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar e a fantasiar, e enriquece a criança, pois são brinquedos pedagógicos cujo objetivo é trabalhar todo o processo cognitivo pedagógico, portanto são adquiridos com essa finalidade, não são brinquedos por brinquedos.

A Secretária Municipal de Educação, Marinisa Mizoguchi, afirma que é de suma importância a participação dos pais na vida escolar do seu filho, pois é um fator determinante no processo de aprendizagem, uma vez que ao perceber que os pais se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares, a criança sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima.

Houve o envolvimento de toda a comunidade escolar, tanto das famílias que participou de forma assídua, quanto dos alunos, que ajudaram a confeccionar vários brinquedos.

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