28.6 C
Dourados
sexta-feira, 10 de maio de 2024

Studio Blanche Torres promove curso de dança contemporânea

- Publicidade -

25/02/2013 08h07 – Atualizado em 25/02/2013 08h07

Dourados Agora

O Studio Blanche Torres realiza nos dias 8, 9 e 10 de março (sexta a domingo) o curso de “Dança Contemporânea”, com a coreógrafa Maria Elvira Machado, brasileira que reside na França. A oficina é direcionada a bailarinos, atores e interpretes com algum tipo de experiência em dança. Os temas abordados apuram a consciência do corpo em relação ao espaço/tempo e incentivam a busca pelo conhecimento do corpo através de técnicas eficientes de dança, como a improvisação, a coreologia, release.

As aulas serão realizadas em horários diferentes nos três dias de curso. Na sexta-feira será das 14h às 18h; no sábado das 10h às 12h e no domingo das 10h às 13h. Inscrições devem ser feitas no próprio Studio, localizado na rua Olinda Pires de Almeida, 1695, na Vila Progresso. O telefone é 3421-0018. As vagas são limitadas.

A coreologia é um método teórico e prático idealizado e desenvolvido por Rudolf Laban e seus discípulos que auxilia criadores e intérpretes da área da dança, teatro, performance e educação a compreenderem as eficientes funções do movimento. A aula se desenvolve com improvisações e criações de partituras coreográficas.

Entre outras técnicas a serem trabalhadas no curso também está a exploração do trabalho de chão, o uso do apoio, peso e fluidez do movimento em relação ao chão. Há ainda a técnica release, que tem o foco na respiração, na exploração das articulações, na conscientização do alinhamento do sistema esquelético através do relaxamento da musculatura e eixos do corpo em relação ao espaço.

Quem é Maria Elvira

A partir de 2010 começou a trabalhar entre o Brasil e a França. Iniciou estudos de ballet clássico e dança moderna na Escola de Balé Gisela Dória. Como bolsista cursou Performing Arts no Portsmouth College, Inglaterra. Formou-se em Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP. Criou o solo “Curral de Apartação” em colaboração com Marta Soares, performance apresentada em São Paulo e Rio de Janeiro. Especializou-se no Centro LABAN, Londres, onde recebeu o prêmio Simone Michelle por melhor desempenho coreográfico.

Trabalhou como criadora-intérprete com Lara Pinheiro, Zélia Monteiro, Yukio Waguri, Rosemary Brandt, Firak Di Bello e Umberto da Silva. Foi professora e coordenadora do Centro de Movimento Deborah Colker. Através do apoio do Ministério da Cultura e do ImPulsTanz, participou de diversas residências coreográficas na Austria. Ministrou workshops em Campo Grande, Rio de Janeiro, São Paulo, Lyon, Madri e Los Angeles. Em 2011, trabalhou como criadora-intérprete com Raquel Dutra em NY e Verena Kutschera em Berlim. Atualmente pesquisa o método Body Mind Centering e Feldenkrais no Centro Coreográfico de Montpellier.

Curso acontece entre 8 e 10 de março. Foto: Divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Mines 1win estratégia

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights