19.8 C
Dourados
quarta-feira, 8 de maio de 2024

Venda de bebida e menor na noite geram multa de R$ 50 mil e cursos na Unei

- Publicidade -

20/04/2015 08h16 – Atualizado em 20/04/2015 08h16

Valéria Araújo

A Justiça de Dourados está assegurando R$ 50 mil para entidades de acolhimento, além de cursos profissionalizantes nas Unidades de Internação masculina e feminina de Dourados por um ano. A medida é resultado de várias representações administrativas de venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos e entrada de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsável legal em eventos noturnos que ocorreram em Dourados. As autuações foram feitas pela assessoria da promotoria da Infância e Juventude de Dourados e os fiscais do juizado.

De acordo com a Promotora de Justiça da Infância e Juventude, Fabrícia Barbosa Lima, que ajuizou as representações, o acordo na justiça foi de grande valia para garantir o direito dos adolescentes infratores de se profissionalizarem. “Certamente servirá, também, para prevenir a reiteração na prática de atos infracionais quando receberem a progressão da medida para o meio aberto, o que é bastante comum diante do precário funcionamento do sistema socioeducativo. É que a maioria dos internos não tem escolaridade, tampouco interesse pelos estudos, e ainda, os mesmos não vem sendo preparados para a inserção no mercado de trabalho. E o resultado é catastrófico, a sociedade vem assistindo. Os internos estão eufóricos com os cursos, que têm data prevista para o início ainda este mês e a meta é que esses cursos continuem sendo ministrados futuramente em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que já manifestou interesse”, diz a promotora.

Os cursos oferecidos na Unei serão mensais e os adolescentes receberão certificado. Entre eles estão Produção Artesanal de Alimentos Saudáveis; Produção Caseira de Pães, Bolos, Biscoitos e Salgados; Preparo Artesanal de Produtos de Limpeza, Relações Interpessoais; Informática Básica; Informática Avançada Inclusão Digital Rural; Plantio e Manejo Básico do Pomar; Implantação e Manejo Básico de Horta, dentre outros.

“Há anos não havia qualquer capacitação profissional no cumprimento das internações em Dourados, sendo que chegou a ser ajuizada Ação Civil Pública contra o Estado de Mato Grosso do Sul, onde foi reivindicado, dentre outros, o oferecimento de cursos. O juízo monocrático acatou o pedido, contudo, houve recurso interposto pela parte requerida e o feito aguarda julgamento pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Assim, o acordo nas representações administrativas foi de grande valia e garantirá aos adolescentes o direito a ressocialização”, destaca Fabrícia.

Nova estrutura

Outra novidade na Unei Laranja Doce é que ela terá uma nova sede a ser construída em área próxima ao complexo penitenciário de Dourados que abriga o Presídio Estadual de Dourados (PED) e o Semiaberto. A definição ocorreu no último dia 6, através do juiz da Vara da Infância de Dourados Zaloar Murat Martins, com o apoio do desembargador Eduardo machado Rocha, coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. O magistrado reuniu autoridades e entidades públicas de Dourados, na manhã de ontem na Câmara de Vereadores, para tratar do assunto.

Unei Laranja Doce terá uma nova sede que será construída ao lado da Penitenciária Estadual de Dourados (PED) (Foto: Hedio Fazan/Arquivo)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights