19.8 C
Dourados
quarta-feira, 8 de maio de 2024

Luthier douradense inventa cítara tubular multi-instrumental

- Publicidade -

João Domingos já construiu mais de 400 instrumentos musicais, incluindo a cítara, de onde se pode tirar sons de violino, viola de arco, violoncelo e harpa

Por: Maria Lucia Tolouei – 28/06/2016 09h12

fotos e vídeos: Cido Costa/Douradosagora

Oitenta e dois anos de idade e mais de 400 instrumentos musicais construídos na modesta oficina em Dourados. O luthier João Domingos Pereira tem como maior trunfo a cítara tubular multi-instrumental, de onde se pode tirar sons de violino, viola de arco, violoncelo e harpa. Já na quarta versão, a Cítara de Pereira não é para qualquer um; requer muita habilidade.

O mineiro, que se instalou em Dourados há mais de 50 anos, constrói também violões, violinos, harpas, contrabaixos e violas, entre outros. A carreira do marceneiro formado em violão clássico e que, antes de chegar por aqui tinha uma pequena oficina em Fátima do Sul, começou por acaso, ou melhor, por acidente.

À época, ele e a mulher Maria tinham apenas um filho recém nascido. “Ela colocava o menino na varanda, num colchãozinho que certo dia, quando era trazido para dentro, esbarrou no violão de um cliente. Eu tinha consertado e estava pendurado num prego. O instrumento caiu e ficou em pedaços. Fui obrigado a fazer outro, igualzinho, para entregar ao dono. Dai em diante, peguei gosto pelo ofício e virei luthier”, conta animado o “construtor de sons”, que completa 82 anos daqui a dois dias, em 1º de julho.

O músico-marceneiro de Uberaba (MG), que é casado com a paulista e filha de mineiros, pai de seis filhos – todos vivem em Dourados – , diz que nenhum deles, nem os netos, bisnetos ou tataranetos, se interessou em aprender fazer instrumento musical. “O louco aqui é só eu; os outros são todos normais”, diz o bem humorado mineirinho, que atende no ateliê na frente da casa localizada no Jardim Guanabara.

Pereira conta que a madeira que usa para fazer os instrumentos, ele compra como “lenha”. Transforma restos em arte, na oficina que ele chama de “baguncier”. Conserta, fabrica, afina e tocava de tudo até há pouco tempo.

Hoje, as mãos que fazem violões não conseguem mais tocar. “A idade chegou, os dedos não ajudam”, diz com certa melancolia Pereira que, inclusive, inventa e produz os maquinários para produção dos instrumentos.

Ele explica que “luthier (do francês luth – ataúde) é um profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda. Uma das maiores referências de luthier é Antonio Stradivari (1644-1737), ou Stradivarius, que dá nome ao melhor dos violinos.

Serviço

O luthier João Domingos Pereira atende na oficina “Instrumentos Triângulo” à Rua Paissandu, 1362, Jardim Guanabara, em Dourados.


O luthier João Domingos Pereira tem como maior trunfo a cítara tubular multi-instrumental,


Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights