25.3 C
Dourados
terça-feira, 7 de maio de 2024

Emenda de assunto estranho a projeto poderá virar quebra de decoro

- Publicidade -

06/09/2014 17h26

A permissão para deputado incluir emenda de assunto diferente ao da proposta em discussão, o chamado “jabuti”, pode levar à quebra de decoro parlamentar.

A medida se refere ao presidente da Casa ou a comissão temática e tramita na Câmara dos Deputados por meio do Projeto de Resolução 260/14.

O Regimento Interno da Câmara, aprovado pela Resolução 17/89, faculta ao presidente recusar ou não esse tipo de emenda.

O Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara lista uma série de procedimentos contra o decoro, como fraudar os trabalhos legislativos para alterar resultado de votação ou abusar das prerrogativas do cargo.

A proposta em análise obriga o dirigente da Casa ou das comissões a barrar tais tentativas de mudança, sob pena de quebra de decoro parlamentar.

O texto é de autoria do deputado Reguffe (PDT-DF). Ele defende a importância de barrar a inserção, no meio de projetos em discussão, de emendas sobre temas e assuntos completamente estranhos aos analisados.

Tramitação

A proposta tramita em regime de prioridade e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ); pela Mesa Diretora da Câmara; e pelo Plenário.
(Agência CNM, com informações da Agência Câmara)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights