Simony Jara Russo*Segundo nosso dicionário, ética é a parte da filosofia que trata do problema da conduta e da moral, ou...
Simony Jara RussoSegundo nosso dicionário, ética é a parte da filosofia que trata do problema da conduta e da moral, ou seja, é a nobreza das virtudes e a excelência de atitudes. [ No filter found for the requested operation. | In-line.PNG ][ No filter found for the requested operation. | In-line.PNG *]Aristóteles distinguiu dois tipos de virtude: as intelectuais e as morais, e estas não são meras atividades e sim uma forma de ser, portanto não podem ser alcançadas da noite para o dia.
Felizmente, discussões sobre ética ocorrem cada vez com mais tenacidade, pois nossa sociedade, que está mais inteirada e prudente, passando a exigir das empresas uma posição mais coerente e socialmente responsável.
Mas é evidente que muitas empresas, ainda, distorcem e se afasta de predicados como consideração, respeito, confiança, reputação, e parecem que estão mais interessados com os seus egos, acham que são o centro do universo e que não precisam de ninguém, nem mesmo de clientes. Mas grande parte dos clientes não está preocupada em aderir a idolatrias para com as empresas, mesmo porque eles não precisam disso, a concorrência está aí, para provar, se uma empresa não assume compromissos socais, com certeza outra assumirá, e quem será que vai perder com isso? Os clientes ou a empresas que não praticam de fato, e não estão nada preocupadas com a moral, a ética, o bom senso e a credibilidade? Os clientes vão continuar comprando, mas e essas empresas, vão continuar vendendo, negociando?
A ética nas empresas não é mais uma opção, é uma obrigatoriedade. E essas que ainda não se adequaram têm um imenso desafio pela frente. Alguns acreditam que a participação dos clientes geralmente se resume em escolher o produto, a assinar contrato, pagar... O resto não existe... mas, essas empresas trabalham de forma medíocre (parece greve, mas é isso mesmo), pensam que iludem os clientes.A ética é visível, é algo concreto, e ignorar seus aspectos é um erro, mesmo porque ela não se retoma ou se reconquista, apenas se emprega e se pratica., com o ofício de dirigir os anseios e os ideais das pessoas que tem como prioridade a decência, a nobreza e a dignidade.
Universidade corporativa, desenvolvimento sustentável, balanço social, grau de reputação, responsabilidade social, marketing, remuneração variável, demissão responsável, gestão participativa, excelência em atendimento, todos esses temas, faz parte da realidade do dia-a-dia dos empresários, dos executivos, dos administradores, dos empreendedores e de todos os profissionais que transitam pelo mundo dos negócios, se não faz, pelo menos deveria fazer, e a ética com certeza será a base que dará apoio a essa gama de temas que estão na pauta das grandes discussões. E é importante ter em mente que há uma série de atitudes e posturas que não estão apresentadas claramente nos códigos de todas as profissões, mas que são universais a todas as atividades, que uma pessoa possa desempenhar. De acordo com Aristóteles. "Somos aquilo que fazemos repetidamente. A excelência da virtude não é alcançada pelo fazer, mas pelo hábito de praticá-la." *Bacharel em Administração, e especializanda em Gestão Organizacional, pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.