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quinta-feira, 25 de abril de 2024

Carne enlatada brasileira representa 80% do consumo mundial

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Carne enlatada brasileira representa 80% do consumo mundial, segundo Abeaço

O mercado nacional não tem a cultura de comer carne enlatada, como o corned beef, por exemplo, mas está em crescimento devido à exportação de carnes industrializadas, negociado por frigoríficos brasileiros, para atender a demanda externa, principalmente dos Estados Unidos e Inglaterra. O Brasil produz atualmente 80% desse alimento consumido no mundo.

As tropas americanas instaladas no Iraque, por exemplo, consomem carne em lata produzida no Brasil.

“O mercado de corned beef produzido no País é de aproximadamente 200 mil toneladas/ano e a maior parte do volume é destinada ao mercado externo. Esse segmento cresceu cerca de 5%, em média, nos últimos dez anos.

A comercialização de feijoada enlatada, que contém carne, também se destaca: movimenta cerca de 10mil toneladas/ano e o crescimento é justificado pela praticidade do prato pronto”, diz Thais Fagury, gerente executiva da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço).

“O mercado brasileiro trabalha ainda com almôndega, salsicha e outros itens a base de carne enlatada pronta para consumo.”

As vantagens de embalar carnes em latas de aço vão além da facilidade de consumo.

Além de preservar por mais tempo os produtos – o período de validade varia entre 12 a 60 meses -, as latas mantêm todas as características nutricionais e o sabor dos alimentos, pois são preparadas dentro da própria embalagem.

Hermeticamente fechado, o acondicionamento garante a segurança alimentar evitando a contaminação de micro-organismos vindos do meio externo.(SEGS.com.br)

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