29/05/2012 07h21 - Atualizado em 29/05/2012 07h21
O levantamento foi realizado em onze cidades de MS; Dourados espera vender R$ 3,9 milhões
Marli Lange
Uma pesquisa divulgada ontem pelo Sistema Fecomércio MS revela que o sul-mato-grossense deve gastar até R$ 136 milhões nas compras para o Dia dos Namorados. O levantamento foi feito em 11 cidades do Estado. Dourados espera vender R$ 3,9 milhões.
De acordo com a pesquisa, o consumidor sul-mato-grossense deve gastar uma média de R$ 168 por presente, valor 71,4% acima do registrado ano passado quando o valor médio gasto por presente foi de R$ 98,00. Para o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, ao aumento do valor é esperado, já que “pode ser explicado pela melhoria na renda como consequência da ampliação dos postos de trabalho e da diminuição das taxas de juro, já percebida pelo consumidor”.
Pela pesquisa, os presentes mais comprados para o Dia dos Namorados serão as roupas (16%), perfumes (14%), calçados (8%), chocolates (8%) e flores (8%).
A pesquisa aponta que 74% dos consumidores vão comprar um presente e, desses, 60% pretendem pagar à vista. “Para ao empresário, a notícia não poderia ser melhor já que esse ato diminuiu o risco de inadimplência”, afirma Edison Araújo.
A intenção também demonstra que, mesmo com maior renda, os consumidores não querem ampliar o endividamento, sugerindo que “estão cada vez mais conscientes da sua administração financeira pessoal”.
Quanto ao local onde irão comemorar o Dia dos Namorados, a pesquisa aponta que 41% pretendem comemorar este dia em casa. Para o diretor superintendente do Instituto Fecomercio de MS, Thales de Souza Campos, essa preferência indica que o comércio varejista dos supermercados, conveniências, lojas de bebidas e afins, também será contemplado. A comemoração em restaurantes será feita por 20% dos entrevistados; 8% irão para bares e boates e 6% em motéis. A casa dos pais é a opção de local para 8% dos consumidores, mesmo percentual dos que pretendem ir ao cinema (8%).
DOURADOS
A Câmara dos Dirigentes Lojista (CDL) acredita que as vendas dos ‘Namorados’ devem aumentar entre 5% a 10% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o presidente da CDL, Otávio Benites além da comemoração pelo Dia dos Namorados, os lojistas também estão sendo beneficiados por conta do frio.
Nas lojas é comum encontrar vitrines estampadas com produtos voltados aos namorados. Entre os itens mais procurados pelos consumidores, estão celulares e artigos eletrônicos, perfumaria, roupas e calçados, mas há quem busque presentes alternativos, como livros, cd’s e artigos de decoração.
CAMPANHA
Para ajudar aquecer as vendas, a CDL, está realizando a campanha do Dia das Mães e Namorados juntas, “Dois Amores em Um Coração”, que vai sortear um Cruzeiro pela costa brasileira com acompanhante; um dia de transformação e beleza e uma Moto Fan 0km. A campanha vai até 23 de junho. O sorteio será às 12h30, na Praça Antônio João. As lojas participantes estão identificadas com cartazes.