17/07/2012 10h30 - Atualizado em 17/07/2012 10h30
Renan Nucci
Os serviços prestados por empresas financeiras e de telefonia continuam liderando o número de reclamações junto à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Dourados.
Juntos, os dois setores registraram 1.655 queixas apenas no último mês, sendo 843 para as financeiras e 812 para as de telefonia. O setor de produtos em geral fica logo atrás com 719 reclamações contabilizadas.Segundo o órgão, os dois primeiros itens lideram este quadro há vários anos.
As principais reclamações são referentes aos casos de quitação de empréstimo. Geralmente os consumidores tentam liquidar a fatura da quantia emprestada junto às financeiras que demoram a divulgar o valor exato ao cliente, obrigando que ele procure seus direitos; entre inúmeras outras.
O Procon alerta que os cidadãos devem analisar todas as condições de crédito, bem como juros antes de adquirir um empréstimo. Pelo órgão de defesa também é possível fazer consultas sobre a qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas. Denúncias ou queixas podem ser feitas através do telefone 151, gratuitamente.