25.8 C
Dourados
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Piso e prescrição médica valorizam profissão de farmacêuticos

- Publicidade -

21/01/2014 08h07 – Atualizado em 21/01/2014 08h07

Piso salarial e prescrição médica valorizam profissão de farmacêuticos

Maria Lucia Tolouei

Nesta semana, quando se comemora o Dia do Farmacêutico (20 de janeiro), a categoria tem muito a comemorar. Além da elevação do piso salarial que gira em torno dos R$ 2.100,00, em setembro de 2013 a classe conquistou a normatização da prescrição farmacêutica, que corresponde a uma atribuição clínica que pode incluir a seleção de opção terapêutica, a oferta de serviços farmacêuticos, ou o encaminhamento a outros profissionais ou a serviços de saúde.

Para a farmacêutica-bioquímica, Yara Martins Rigotti, essa normatização valoriza uma atividade que vinha sendo feita no balcão da farmácia oralmente há muito tempo.

Confira a entrevista concedida ao Douradosagora por Yara, bacharel em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Saúde Pública, Homeopatia e Farmácia Clínica. Yara é Proprietária da Farmácia Posanga, desde 1986, em Dourados (MS).

O que muda com a prescrição farmacêutica, a curto, médio e longo prazo?

Em setembro de 2013 a classe farmacêutica conquistou através da RDC n°138 à normatização da prescrição farmacêutica. A prescrição farmacêutica é o ato pelo qual o farmacêutico seleciona e documenta terapias farmacológicas e não farmacológicas, visando promoção, proteção e a recuperação da saúde do paciente.

Em curto prazo regulamenta valoriza uma atividade que vinha sendo feita no balcão da farmácia oralmente há muito tempo.

A médio e longo prazo será necessário mudanças no currículo e no aperfeiçoamento do profissional farmacêutico que devera estar fundamentado em conhecimentos de prescrição, fisiopatologia, semiologia e comunicação interpessoal.

Qual é a viabilidade da indústria de fármacos – homeopatia e naturais – em Dourados/ resto do país?

Em Dourados, a farmácia magistral é um setor consolidado, com credibilidade junto à classe medica e aos seus usuários.
Todas as farmácias existentes estão no mercado a mais de 10 anos e na grande parte o proprietário é farmacêutico (a).

No Brasil o setor se destaca com mais de 5000 estabelecimentos, gera estimadamente 60mil empregos diretos e1500 farmacêuticos envolvidos diretamente na preparação de formulações personalizadas e na assistência farmacêutica seja do médico ou do paciente.

Quanto custa, em média, montar uma farmácia de manipulação?

Devido às exigências sanitárias montar uma farmácia de manipulação gira em torno de R$ 250.000(duzentos e cinquenta mil reais) entre equipamento e estoque mínimo fora os custos mensais de aluguel, funcionário e etc..

Como anda o mercado de manipulados no país? É compensador para quem investe nesta área? Quais os entraves? Com a retirada de vários medicamentos de circulação, quais as alternativas?

Com as novas normas da ANVISA e a proibição do uso de alguns princípios ativos o setor passa por um momento de ajuste diante do aumento do custo de produção na aquisição de novas tecnologias e controle de qualidade final.
Alem de exigir cada vez mais uma mão de obra qualificada e investimento em conhecimento

E para o profissional?

O mercado para o farmacêutico esta aquecido, pois cada estabelecimento farmacêutico exige a presença efetiva do profissional durante todo expediente.

Podemos contar também com sua atuação em diversas áreas como ensino, pesquisa, hospital e nos serviços públicos de saúde.
E hoje o nosso piso fica em torno de 2100,00 (dois mil e cem reais)

Emagrecer é uma febre mundial, a boa forma. O que é seguro hoje, em termos de dietética/ fármaco para perder peso sem perder a saúde?

Hoje o mercado farmacêutico conta com inúmeros insumos e ativos fitoterápicos que auxiliam no emagrecimento, junto com atividade física e nutrição proporciona um emagrecimento saudável e duradouro.

Que conselho daria para quem deseja ingressar ou já é estudante de Farmácia?

O estudante que sonha em seguir na profissão farmacêutica deve buscar sempre o aprimoramento e acreditar que é possível viver dessa profissão maravilhosa que se dedica a buscar o alívio para as dores humanas, tanto físicas como psíquicas.

ServiçoPosanga, Avenida Weimar Torres, prédio das Araras, térreo. Telefone: 3423 4076 / email: [email protected]

Farmacêutica-bioquímica, Yara Martins Rigottifoto - Douradosagora

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights