15/04/2014 20h14 - Atualizado em 15/04/2014 20h14
Atenta - César Cordeiro
No senado houve rápida reação as declarações recentes da presidente Dilma de que a oposição estaria destruindo a Petrobras. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) disse que a presidente faltou com a verdade ao dizer isso na ultima segunda-feira (14), quando visitava seu estado.
Ele afirmou que o que está destruindo a empresa é a corrupção e o roubo praticado por pessoas nomeadas para a empresa pelo ex-presidente Lula e mantidas pela presidenta por pertencerem a partidos que apoiam o governo.
Como exemplo dessas nomeações, Jarbas Vasconcelos citou o ex-diretor de Abastecimento, Paulo Roberto da Costa, preso pela Polícia Federal. “Uma figura perniciosa, que pratica todos os atos de irresponsabilidade e corrupção dentro da Petrobras. Era nada mais, nada menos do que diretor do setor de Abastecimento da Petrobras”.
Prosseguiu o senador: “E como é que acontece isso, de nós, a oposição, ser responsabilizada pela presidente de que a gente quer destruir a Petrobras. Isso é enganar , é enganar a opinião pública, é mentir” afirmou o senador.
Segundo Jarbas Vasconcelos, a Petrobras "foi entregue pelos governos do PT a pessoas sem qualificação nem compromisso com a maior estatal do país". Essa política irresponsável fez o valor da empresa cair pela metade nos últimos anos, comentou o senador.
Aliás, esse negócio da Petrobras deve ter sido muito bom. Mas bom pra quem?. Quem lucrou com isso?. Talvez esta pergunta encontre resposta na CPI.
Mas são muitas as dificuldades que a oposição encontra e elas vem justamente em função de gente graúda estar envolvida. Gente poderosa, com mandato. O mesmo pessoal que tenta a todo custo tumultuar e travar a CPI no Congresso Nacional. E vem conseguindo por conta da maioria.
Os números provam que este negócio da Petrobras causou enorme prejuízo ao País, ou seja, mais de 1 bilhão de dólares e os números não mentem, são reais.
Como no Brasil as coisas só andam com a iniciativa privada assumindo aquilo que era dever do poder público, até outubro, estará em funcionamento o SAU, Serviço de Atendimento ao Usuário, na rodovia BR-163 que foi privatizada. “Em seis meses, vamos deixar a rodovia com uma cara nova”, disse o gerente de atendimento da CCR, Companhia de Concessão de Rodovias, Fausto Camiloti.
A intenção, segundo ele é ter equipes médicas e mecânicas a cada 50 quilômetros da rodovia, que socorrerão usuários da BR-163 em caso de acidentes. Ele afirmou ainda que, a longo prazo, a rodovia será inteiramente monitorada por 505 câmeras.
A princípio, equipes de limpeza já atuam em todo o perímetro da rodovia. A intenção é priorizar os locais onde placas estão encobertas pelo mato. Neste processo inicial, também será feita a limpeza e desobstrução de bueiros, para impedir o alagamento da rodovia nos períodos de chuvas. Tão diferente do poder público que é muito eficiente geralmente na hora de mandar a conta do IPVA. Esta chega sempre com antecedência.
O vereador Silas Zanata (PV), sem duvida o mais atuante da Câmara Municipal, vem cumprindo o compromisso assumido quando disse que iria percorrer toda a zona rural no momento das maiores dificuldades, principalmente voltada ao trafego.
Silas esteve recentemente na linha do Barreirinho, onde se reuniu com moradores da localidade e do Travessão do Laranja Lima. Dos moradores, o vereador recebeu a reivindicação para que acionasse a Prefeitura de Dourados no sentido de que fossem executados serviços de patrolamento e cascalhamento nas duas estradas vicinais que servem a citada região.
De posse das reivindicações, Silas esteve na Secretaria Municipal de Obras e conseguiu o imediato atendimento da reivindicação. As obras começaram há uma semana e assim que concluídas trarão mais comodidade para o tráfego de veículos de passeio e de carga.
“Entrou prefeito e saiu prefeito e essa antiga reivindicação dos moradores não era atendida. Estou feliz em ver as máquinas trabalhando e que agora o prefeito Murilo Zauith tenha atendido nossa solicitação” afirmou Zanata.
O feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes deve movimentar as rodovias federais e estaduais. Com isso, os usuários ficam mais expostos aos riscos de acidentes. Em alta velocidade, condutores imprudentes, negligentes e inábeis arriscam a vida e colocam em perigo outras pessoas também.
O diretor da Perkons, especializada em soluções para segurança viária, Luiz Gustavo Campos, acredita que para resultados efetivos de redução de acidentes são necessárias ações integradas de engenharia, de educação e de fiscalização, através do uso adequado da sinalização e de equipamentos medidores eletrônicos de velocidade.
O risco e a gravidade de lesões causadas por acidentes de trânsito são maiores em alta velocidade. “Além disso, estudos mostram que quanto mais elevada a velocidade maior é a possibilidade de perda do controle do veículo, menor é o tempo disponível para reação e maior é a distância percorrida até a frenagem total. Há 32km/h a distância de frenagem é de 12 metros, já a 112km/h a distância aumenta para 96 metros”, afirma Campos.
“O Pessimismo é Excelente para os Inertes” (Eça de Queiroz)