05/08/2014 10h00
Garantir o direito à educação implica assegurar trajetória educacional regular e o aprendizado, ressalta presidente do Inep.
De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares, as avaliações educacionais precisam ser vistas como aliadas na concretização do direito à educação.
A afirmação foi feita durante palestra proferida nesta última quinta-feira (31), na abertura do 3º Fórum de Diretores de Escolas Católicas, em Brasília.
O presidente ainda dissertou sobre o tema 'Avaliação Educacional: instrumento de construção da qualidade acadêmica', a gestores de diferentes escolas do País.
Chico Soares ressaltou que garantir o direito à educação implica assegurar trajetória educacional regular e aprendizado. Segundo ele, as avaliações têm a função de medir esse aprendizado e verificar se ele foi atendido.
"Mostrar quem não aprendeu é um importante ganho, mas é preciso ir além do resultado e contextualizá-lo", disse o presidente do Inep.
"Eu espero dar à sociedade a ideia de que os números são pessoas. Eu quero que a criança aprenda, mas eu quero verificar de que forma ela aprendeu.
Essa é a ideia da avaliação", afirmou. "Eu posso perceber quais as crianças que não estão aprendendo. Se não há aprendizado, não há qualidade", complementou.
A abertura do fórum contou ainda com a participação da assessora da Rede Salesianas de Escolas, Kátia Smole, que concordou com Chico Soares.
"Na escola, quando eu uso o instrumento de avaliação, faço uma coleta de dados. Mas se aquele dado virar uma nota ruim, quer dizer que eu não cumpri com meu objetivo", afirmou. (Inep)