11/08/2014 09h43
Curso virtual gratuito irá abordar técnicas que permitam o atendimento de qualidade e atitudes que podem ser adotadas para se obter um acordo.
Estão abertas, até o dia 26 de agosto, as inscrições da segunda edição do curso virtual gratuito “Noções Básicas de Conciliação e Resolução de Conflitos para Representantes de Empresas”, realizado pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação (Enam). São oferecidas 1,5 mil vagas para gerentes, advogados, prepostos e gestores de diversas áreas de empresas, organizações prestadoras de serviços ou de comercialização de produtos.
O curso irá abordar técnicas de comunicação que permitam o atendimento de qualidade, atitudes construtivas que podem ser adotadas para se obter um acordo, além de receberem os fundamentos sobre como ajudar na construção de um ambiente propício à negociação produtiva e eficaz.
As aulas na modalidade de ensino a distância acontecem de 1 de setembro a 19 de outubro, com carga horária é de 30 horas.
As inscrições podem ser feitas no site da Universidade de Brasília. Os representantes de instituições e órgãos públicos que firmaram acordo de cooperação com o Ministério da Justiça, por meio da Estratégia Nacional de Não Judicialização (Enajud), terão prioridade entre o público-alvo. Ao final do curso, os participantes receberão certificados.
Panorama da autocomposição no Brasil Análise do conflito (conceito, causas, funções, espiral). Autocomposição e Heterocomposição (conceitos, diferenças e semelhanças) Conciliação (participantes, objetivos, vantagens, características, procedimento judicial e extrajudicial)
Análise do Conflito -Políticas públicas de estímulo à autocomposição.
Utilização da autocomposição pelas empresas.
A importância do representante na condução dos processos autocompositivos
Fundamentos de negociação para representantes de empresas Conceitos Abordagens (objetivos, comportamentos, resultados)
Negociação baseada em posições
Negociação baseada em interesses
Dinâmica e ciclo de negociação
Negociação por princípios
Separe as pessoas dos problemas
Concentre-se nos interesses, não nas posições
Gere opções de ganhos mútuos
Apresente critérios objetivos
Melhor Alternativa ao Acordo Negociado (MAANA) Módulo IV
Ferramentas e Técnicas de Conciliação para Representantes de Empresas Rapport (conceito, importância, como estabelecer) Escuta ativa (conceito, importância, como fazer) Validação de sentimentos (conceito, importância, como fazer) Comunicação (polarizadora x conciliatória) Declaração de abertura do preposto (conteúdo, como fazer) Pedido de desculpas (conteúdo, como fazer) Apresentação eficiente de propostas.
Comunicação sobre a impossibilidade das propostas (Ministério da Justiça)