29.7 C
Dourados
terça-feira, 30 de abril de 2024

Nipônicos celebram 50 anos de associação e 25 da Escola Modelo

- Publicidade -

30/08/2014 18h19 – Atualizado em 30/08/2014 18h19

Nipônicos festejam 50 anos de associação e 25 anos da Escola Modelo

O evento teve início pouco depois das 14h com a apresentação de danças típicas de grupos da colônia de Dourados e Ivinhema

Luiz Radai

Uma solenidade ocorrida na tarde deste sábado (30), no Clube Nipônico em Dourados, marcou as comemorações dos aniversários de 50 anos da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Mato Grosso do Sul e 25 anos da Escola Modelo de Língua Japonesa de Dourados.

Além de representantes de comunidades nipônicas de toda a região participaram do momento a diretora da escola Shizuko Shirota, o representante nacional da Jaica (Agência de Cooperação Internacional do Japão), Hiroaki Endo, o deputado estadual licenciado George Takimoto, a secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi, o general da 4ª Brigada, Rui Yutaka Matsuda, o presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira, Kosuke Ono, e o representante do Centro Brasileiro de Língua Japonesa, Armando Tachibana.

O evento serviu para homenagear pessoas que foram importantes no decorrer destes anos de existência das duas entidades e para a assinatura do contrato de pagamento dos salários dos professores da Escola Modelo pela Prefeitura, algo inédito em Dourados. O presidente da Câmara de Vereadores, Idenor Machado, entregou ao presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira, Kosuke Ono, uma moção de congratulação.

O presidente da associação destacou: “Estou muito agradecido a todos os membros engajados nesta história de lutas da associação e da escola”, disse Kosuke.

O evento teve início pouco depois das 14h com a apresentação de danças típicas de grupos da colônia de Dourados e Ivinhema. Logo depois, uma missa foi celebrada e uma mesa foi composta para os discursos de várias autoridades. Logos depois mais apresentações de danças e folclore nipônico.
A associação Nipo-brasileira foi fundada em 1964, representando 15 associações do Estado e dois núcleos coloniais. A escola modelo foi estabelecida no ano de 1989 graças a um convênio com a Jica e sempre fundamentou o ensino para a construção de indivíduos responsáveis, participantes, motivados, respeitadores e capazes.

O presidente da associação Nipo-brasileira em Dourados agradeceu pelo esforços em prol da escola e associação (Foto: Luiz Radai)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights