22.5 C
Dourados
terça-feira, 30 de abril de 2024

Ishy cobra ampliação do atendimento a mulheres vítimas de violência

- Publicidade -

21/09/2014 18h19 – Atualizado em 21/09/2014 18h19

Elias Ishy cobra ampliação do atendimento a mulheres vítimas de violência

Assessoria

O vereador Elias Ishy (PT) cobrou, em requerimento aprovado em sessão da Câmara de Dourados, a ampliação do atendimento a mulheres vítimas de violência no município, uma vez que tanto o Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência “Viva Mulher” quanto a Delegacia da Mulher não ficam abertos 24 horas.

“Dados apontam que a maioria dos casos mais graves de violência contra a mulher acontece no período noturno e que a falta de um local apropriado para recorrer de imediato, acaba por levar algumas mulheres a desistir de buscar ajuda. É preciso urgentemente ampliar os horários de atendimento, principalmente na Delegacia da Mulher”, afirmou Ishy.

Em 2013, dados do Serviço Nacional de Denúncias de Violência contra a Mulher apontaram Mato Grosso do Sul como o quinto colocado no ranking de chamadas para o Disque 180, serviço nacional de denúncias de violência contra as mulheres.

Na classificação geral entre as cidades de MS que mais procuraram o serviço, Dourados apareceu como 18ª colocada, com 800 atendimentos, entre orientações, informações, acompanhamentos psicossocial e defensoria pública da mulher.

De janeiro a julho de 2014, o Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência “Viva Mulher” já fez 427 atendimentos. Na Delegacia da Mulher, somente nos dois primeiros meses do ano, foram registrados 232 casos de violência doméstica.

O vereador solicitou à Prefeitura de Dourados e à Secretaria Municipal de Assistência Social várias informações sobre o funcionamento do Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência “Viva Mulher”, cujo atendimento é realizado no horário comercial.

Dentre outras questões, indaga sobre quais acompanhamentos são realizados depois que as mulheres são atendidas no Centro de Atendimento e quais ações são desenvolvidas para garantir a reinserção dessas mulheres ao cotidiano.

Ishy aponta a construção do prédio da Delegacia de Atendimento à Mulher ao lado do córrego Rego D’Água, com recursos de R$ 800 mil do Governo Federal, como um avanço para Dourados: “É preciso que o Governo Estadual garanta que tão logo a nova sede esteja pronta, em 2015, o horário e os recursos para o atendimento sejam ampliados”.

Foto: Thiago MoraisCasos mais graves de violência contra mulher acontecem no período, quando não local apropriado em Dourados para as vítimas recorrerem

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights