02/11/2014 07h00
Em 2014, cocaína foi substância química mais questionada, com 46% dos atendimentos, seguida do álcool (42%) e tabaco (36%).
O serviço nacional de informações e orientações sobre drogas, Ligue 132, já atendeu 22.062 pessoas em 2014. Os números são de janeiro a setembro. O último mês registrou 2.716 atendimentos.
Inaugurado em 2005, o Ligue 132 é um serviço nacional do programa “Crack, é possível vencer”, do governo federal, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas no País.
Em setembro, a maioria das ligações foi de usuários de drogas, totalizando 955 chamadas (35% do total).
Os familiares de usuários também tiveram uma quantidade expressiva, com 877 ligações (30,5%), sendo que as mães de usuários ligaram 368 vezes (13,5%) para o call center, buscando ajuda para seus filhos.
Segundo a coordenadora do Ligue 132, Maristela Ferigolo, os familiares têm atenção e orientação direcionada para apoiar e motivar seus filhos ou parentes.
“O usuário recebe aconselhamento especializado levando em consideração o estágio motivacional que se encontra. Todos os atendimentos são focados no problema específico apontado de quem busca orientação e informação sobre drogas de abuso.”
Em relação ao ano de 2014, a cocaína é a substância química mais questionada, com 46% dos atendimentos, seguida do álcool (42%) e tabaco (36%).
São Paulo (2.171 atendimentos), Porto Alegre (638) e Rio de Janeiro (622) são as cidades com o maior número de atendimentos.
O Ligue 132 é um serviço público que atende 24 horas por dia, de forma sigilosa e gratuita.
O programa é uma iniciativa do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, em parceria com Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Associação Mario Tannhauser de Ensino, Pesquisa e Assistência.
Os atendimentos pelo Ligue 132 são realizados por profissionais da área da saúde capacitados e voltados para motivar usuário e familiar a abandonarem as drogas. (Ministério da Justiça)