16/11/2014 14h43
Criar condições adequadas para que as atrações turísticas e culturais brasileiras estejam estre o ranking dos destinos prediletos é o que precisa ser feito no Brasil para que os visitantes que passam pelo país tenham o desejo de retornar.
Para a CNM, o Brasil possui grande potencial de riquezas históricas e culturais ainda pouco explorada, que sem estrutura e planejamento não desperta a atenção e não cativa o turista.
Em meio a esse cenário, algumas exceções recebem destaque, como é o caso de atrativos das cidades históricas mineiras, que têm excelência em bem receber.
Segundo a área de Cultura da CNM, o exemplo deve ser multiplicado entre outras regiões do país, principalmente nas Cidades declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Também naquelas que são Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nos Parques Nacionais, Sítios Arqueológicos, entre outros.
Para fortalecer o turismo cultural como um fator de desenvolvimento das cidades, a Confederação realizou na Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios deste ano o Encontro Nacional das Cidades Históricas e Patrimônio Mundial.
Durante o evento, a entidade articular a criação da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e a Associação Brasileira das Cidades Históricas Turísticas (ABCHT), visando a implantação de políticas públicas integradas voltadas ao desenvolvimento das cidades históricas no Brasil.
O trabalho cumpre as metas do Plano Nacional de Turismo. Ele também servirá para estimular setores essenciais à atividade – como preservação dos sítios históricos, infraestrutura, gastronomia, artesanato, hotelaria, agroindústria familiar, além da formação e qualificação técnica dos serviços prestados, incluindo a promoção e marketing do turismo cultural brasileiro.
A CNM ressalta ainda que além de ter de belas paisagens e boas estradas, para desenvolver o Turismo é preciso ter também receptividade, capital humano, inovação e empreendedorismo.
Também deve-se atrair o investimento e o interesse privado na forma de contrapartida. Ações unidas e coesas, ajudam a difundir as atrações e contribuem com a geração de emprego, renda e inclusão social de forma permanente.
Diante dessa realidade, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que a Copa do Mundo ocorrida este e as Olimpíadas de 2016, que será sediada pelo Rio de Janeiro, tem atraído os olhos do mundo para o país.
Mas, para que os milhões de turistas que esses eventos movimentam retornem, deve ser desenvolvida uma cultura econômica de turismo cultural em âmbito nacional, estadual e municipal.(CNM)