22/12/2014 08h43
Internet apresenta bom índice de atenção exclusiva, já que 32% dos usuários não realizam nenhuma outra tarefa enquanto estão conectados.
Quase metade dos brasileiros usa a internet regularmente.
É o que mostra a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 (PBM 2015), divulgada na sexta-feira (19) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Além disso, o percentual de pessoas que a utilizam todos dos dias cresceu de 26% na PBM 2014 para 37% na PBM 2015.
A internet também possui um bom índice de atenção exclusiva, já que 32% dos usuários não realizam nenhuma outra tarefa enquanto estão conectados, como comer, conversar ou assistir à televisão.
As pessoas ficam conectadas, em média, 4h59 por dia durante a semana e 4h24 nos finais de semana, superior ao tempo médio que os brasileiros ficam expostos ao televisor, respectivamente 4h31 e 4h14.
O hábito de uso da internet também é mais intenso do que o obtido anteriormente. De acordo com a pesquisa anterior, o tempo médio conectado era 3h39 por dia durante a semana e 3h43 nos finais de semana.
Os usuários utilizam a internet, principalmente, para se informar (67%) - sejam notícias ou informações de modo geral -, para se divertir (67%), para passar o tempo livre (38%) e para estudar (24%).
As pessoas costumam estar mais conectadas nos mesmo horários, independente do dia: das 10h às 11h e das 20h às 21h.
Mais do que as diferenças regionais, são a escolaridade e a idade dos entrevistados os fatores que impulsionam a frequência e a intensidade do uso da internet no Brasil.
Entre os usuários com ensino superior, 72% acessam a internet todos os dias, com uma intensidade média diária de 5h41, de segunda a sexta-feira.
Entre as pessoas com até a 4ª série, os números caem para 5% e 3h22. A pesquisa mostra também que os jovens são usuários mais intensos das novas mídias, já que 65% dos usuários na faixa de 16 a 25 se conectam todos os dias, em média 5h51 durante a semana, contra 4% e 2h53 dos usuários com 65 anos ou mais.
O uso de aparelhos celulares para acessar a internet (66%) já compete com o uso por meio de computadores (71%). Na pesquisa anterior, esses índices eram de 40% e 84%, respectivamente. O uso de redes sociais influencia esse resultado.
Entre os internautas, 92% estão conectados por meio de redes sociais, sendo as mais utilizadas o Facebook (83%), o Whatsapp (58%) e o Youtube (17%). O
Twitter, popular entre as elites políticas e formadores de opinião, foi mencionado por apenas 5% dos entrevistados.
Facebook 83%
Whatsapp 58%
Youtube 17%
Instagram 12%
Google+ 8%
Twitter 5%
Skype 4%
Linkedin 1%
Outros 1%
Não utiliza 6%
(Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República)