25.8 C
Dourados
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Dourados recebe curso de oftalmologia

- Publicidade -

20/03/2015 17h10 – Atualizado em 20/03/2015 17h10

César Cordeiro

Dourados sediou no último sábado, dia 14 de março, o primeiro evento promovido pela Associação Sul-mato-grossense de oftalmologia que ocorreu no interior do Estado. Trata-se de um curso de oftalmologia na especialidade catarata, ministrado pelo médico de renome internacional Wilson Takeshi Hida, que atua em São Paulo e em Brasília. O evento aconteceu no Hospital dos Olhos Dourados e contou com a participação de médicos de Dourados e Campo Grande.

Segundo o médico Daniel Nogueira, membro da Associação de Oftalmologia, o evento é de grande importância para a oftalmologia de Dourados. “A gente tem a satisfação de ter realizado este primeiro evento de muitos que ainda virão para Dourados, evento da implementação científica na nossa cidade.

O Hospital dos Olhos Dourados, além de ter a oportunidade de oferecer o melhor tratamento para os pacientes, ainda teve a oportunidade de trazer a parte científica, não só para o hospital, mas para todos da região, foi o primeiro evento da Associação Sul-mato-grossense de oftalmologia que serviu para que nós ampliássemos os nossos conhecimentos científicos, técnicos, não só para a equipe do Hospital dos Olhos mas para todos os médicos da região e do Estado”, disse o médico.

O que é catarata?

Ele afirma que a demanda quanto a catarata em Dourados é grande e compreende a maioria dos atendimentos. A rede pública tem uma demanda reprimida nesta especialidade com um mutirão de cirurgias de catarata já previsto e a rede particular, segundo ele não é diferente. O médico Daniel Nogueira explica o que significa Catarata: “É uma degeneração. Uma doença da lente intraocular do olho, é igual cabelo branco, todo mundo um dia vai ter, portanto todo mundo um dia vai ter catarata. Uns mais cedo e outros mais tarde, mas uma hora acomete todo mundo. Quando chega um ponto de estar atrapalhando a visão é considerada a cirurgia que é o único meio de tratar a catarata.

A cirurgia da catarata consiste na substituição desta lente que está doente por uma lente artificial, que no olho vai fazer a função desta lente natural para o resto da vida. É uma cirurgia bem tranquila, a gente não precisa abrir os olhos. Hoje é tudo tranquilo, tudo moderno com equipamento hoje tudo por meio de incisão onde estas lentes e pela tecnologia a gente consegue fragmentar e aspirar a catarata por micro incisão, uma cirurgia bem estável, bem segura, dura poucos minutos e o paciente logo vai embora após a cirurgia”, explica.

Para pessoas que têm catarata tem a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas. A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Mas com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.

Em um primeiro momento, iluminação mais forte e uso de óculos podem ajudar a lidar com a catarata. Mas se a visão prejudicada interfere com as atividades normais, é necessário fazer a cirurgia de catarata. Felizmente, a cirurgia de catarata costuma ser um procedimento seguro e eficaz.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Como a expectativa de vida da população mundial está aumentando, o número de pessoas com catarata tende a crescer. A catarata é também uma importante causa de baixa visão em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

O curso foi ministrado pelo médico de renome internacional Wilson Takeshi Hida. (Foto: Divulgação)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights