24/03/2015 15h47 - Atualizado em 24/03/2015 15h47
Pesquisa de intenção de compras para o período da Páscoa mostra que 86 % da população de Dourados vão comprar ovos de Páscoa. A sondagem é da Fecomércio MS, em parceria com Sebrae/MS, Universidade Uniderp-Anhanguera e Fundação Manoel de Barros, e foi realizada entre os dias 09 a 19 de março com a população economicamente ativa. Com isso, a economia da cidade deve receber uma injeção de R$ 7,3 milhões. “Observamos que 35% dos consumidores dizem que vão pagar em dinheiro e outros 16% com pagamento em cartão de débito. É o momento dos empresários fazerem um aporte para estabilizarem o caixa e fazerem novos investimentos no segmento”, sugere o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo. Outros 33% afirmam que vão fazer a compra no cartão de crédito.
O valor médio, por presente, é de R$ 88,00, sendo que 29% afirmam que as compras vão ser direcionadas para a compra de ovos de Páscoa, 21% para as compras de caixa de bombons, barra de chocolate (19%) ou chocolates caseiros (15%), movimentando a economia informal. “Ao longo da série histórica das pesquisas de intenção de compras para o período da Páscoa, percebemos que o consumidor está atrás de preços justos, qualidade e atendimento. É preciso que o empreendedor esteja atento aos fatores que levam às compras, pois o consumidor está mais cauteloso com seus gastos e com maior poder de decisão”, complementa.
Segundo a pesquisa, a escolha do presente de Páscoa será feita em função do desconto de preço oferecido pelo comércio (16% das respostas), da marca do produto (14%), da oferta de promoção e brindes (12%) e em locais indicados por amigos/parentes, 11%. Os locais preferidos de compras são: (43%) em supermercados, (17%) em lojas do centro, (15%) em lojas dos bairros. O Shopping Avenida Center será o escolhido de (22%) dos compradores.
O consumidor pesquisou os preços dos ovos e comparou com os do ano passado. É importante relatar que 56% dos compradores indicaram que os preços estão mais caros, 16% afirmaram que estão com preços iguais ao do ano passado e 10% que estão mais baratos. No entanto, mais de (20%) dos consumidores não sabem comparar os preços, pois não se lembram quanto custavam estes produtos no ano passado.
Consumo de Pescado
A semelhança das pesquisas anteriores, durante o período de Páscoa, além da troca de ovos e chocolates entre os parentes e amigos, e preserva-se ainda o consumo de pescado. Com relação a esse comportamento, 80% dos consumidores deverão consumir peixes, escolhendo como os principais tipos o pintado (41%), o pacu (32%), bacalhau (9%) e merluza 7%. Isto deverá ativar os supermercados e as lojas especializadas em peixe, movimentando o comércio antes da Páscoa, com um gasto médio de R$77,00 por comprador, estimando-se um montante de R$2,3 milhões em pescados e derivados.
Viagens – A pesquisa também levantou a intenção de viajar nesse feriado. Quase (30%) deverão viajar neste período, distribuídos em 77% para passeios dentro do estado, 15% para fora do estado e 8% ainda não sabe para aonde irá. O gasto médio estimado por viagem é de R$ 591,00, perfazendo um montante de R$ 2 milhões. É um valor interessante que ativará os setores de transporte, hospedagem, alimentação e diversão sul-mato-grossense.
Foram entrevistadas 2000 mil pessoas em 13 cidades de MS (Aparecida do Taboado, Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Ladário, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas), responsáveis por 65% do PIB estadual. Em Dourados, 200 pessoas foram ouvidas.