32.8 C
Dourados
domingo, 28 de abril de 2024

Título de aforamento perpétuo, por José Tibiriçá

- Publicidade -

18/06/2015 13h31 – Atualizado em 18/06/2015 13h31

José Tibiriçá Martins Ferreira*

Muitos que chegaram a Dourados no início de sua formação, adquiriram por aforamento perpétuo a maior parte dos imóveis. Eram grandes, onde foram construídas as primeiras casas residenciais e comerciais.

Meu pai morava no lugar denominado Picada do Romualdo, hoje Distrito de Picadinha, onde chegou e se instalou definitivamente em 1942, após adquirir a primeira propriedade denominada de São João e Penha. Ali abriu uma casa de comércio nominada de Casa Brasil, a seguir abriu vários negócios: fábrica da pinga Ferreirinha, extração de madeiras, foi cartorário, cortou parte das terras para loteamento. Meus filhos hoje estão dando continuidade ao seu sonho na área agrícola e pecuária.

Certa vez recebeu a visita de uma pessoa à procura de uma alça prima, afinal tinha duas e permutou uma delas por uma área de 2.500 metros quadrados em Dourados. Muitos imóveis como este já foram transferidos a terceiros, pois havia muitos aventureiros na região e poucos acreditavam no seu progresso. Os negócios eram praticamente realizados à base da troca e havia muita oferta no mercado imobiliário.

Passados 68 anos, ainda detemos 50 metros na Avenida Weimar Gonçalves Torres e 25 metros na Rua General Osório, onde está a minha residência e meu escritório de advocacia, bem como a residência da minha irmã Iracema e alguns salões alugados.

Nossa propriedade urbana está localizada no quarteirão número 01, onde praticamente foi feito o primeiro loteamento, a partir da quadra A, área central e hoje está se tornando uma região muito forte no comércio, principalmente na área de alimentação, onde há vários restaurantes. A municipalidade depois de mais de 40 anos está rebaixando o canteiro da avenida, dando uma melhor visibilidade para o trânsito.

O prefeito João Augusto Capilé Júnior, conhecido como Sinjão Capilé foi quem outorgou a meu pai o título de aforamento perpétuo do referido imóvel. Faleceu aos 99 anos em Cuiabá no dia 02/06 do corrente mês.

Dourados-MS, 18 de junho de 2015.
José Tibiriçá Martins Ferreira, advogado e produtor rural na Picadinha

Título de aforamento perpétuo, por José Tibiriçá

Título de aforamento perpétuo, por José Tibiriçá

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights