21.9 C
Dourados
terça-feira, 30 de abril de 2024

Lideranças indígenas fecham sede da Funai na Capital

- Publicidade -

08/07/2015 10h00 – Atualizado em 08/07/2015 10h00

Elvio Lopes

Em protesto à revogação de uma portaria publicada há 15 dias nomeando Evair Borges coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Campo Grande, um grupo formado por indígenas de várias aldeias e reservas do Estado, ocupou, na manhã de ontem, a sede da entidade na Capital, por tempo indeterminado.

Os índios chegaram à sede da entidade por volta de 5h da manhã e, após o início do expediente, fecharam as portas e permitiram que os servidores do órgão fossem para casa e afirmam que somente deixarão o prédio depois que suas reivindicações forem atendidas, ou pela Funai, ou pelo Ministério da Justiça.

No início da tarde de ontem, algumas lideranças saíram para atender a imprensa e o cacique Airton Alves Alcântara, da Reserva Terra Buriti, afirmou que a Funai ficará fechada por tempo indeterminado, até que sejam atendidos no pedido de substituição do coordenador regional e o retorno de Evair Borges, que teve portaria com sua nomeação suspensa logo após publicada, no mês passado.

Airton afirmou que o presidente da Funai, antes de tomar decisões sobre nomeações no órgão no Estado, deveria ouvir os caciques, as bases. “Estamos ocupando a Funai pacificamente e vamos permanecer aqui até que sejamos atendidos”, afirmou o cacique.

Os líderes indígenas que ocuparam o órgão explicaram também que a ação não tem nada a ver com política, nem com o problema de demarcação de terras, mas apenas que seus direitos sejam respeitados no que se refere à Administração Regional da Funai.

Na porta de entrada está afixado um cartaz com a frase “Funai paralisada por tempo indeterminado” e, no prédio, outro, com a frase “Senhor ministro da Justiça e presidente da Funai, queremos o respeito com o nosso povo. Cadê a portaria do coordenador?”

De acordo com Airton, participam da ocupação índios das aldeias de Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia, Aquidauana, Miranda, Nioaque e Campo Grande.

Lideranças   reivindicam nomeação de coordenador regional. (Foto: Elvio Lopes)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights