14/07/2015 14h06 - Atualizado em 14/07/2015 14h06
Quando questionados se indicariam o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) a algum familiar, 99% dos participantes da Pesquisa de Satisfação do Usuário responderam que sim, o que demonstra que o trabalho realizado no hospital tem conquistado, cada vez mais, a confiança dos pacientes.
No período de 6 de abril a 1º de junho, a Ouvidoria do HU-UFGD realizou o primeiro ciclo da pesquisa de 2015, cujos resultados demonstram que a aprovação à infraestrutura e ao atendimento ofertados pela instituição cresceram significativamente.
No total, 559 usuários responderam ao questionário da pesquisa, que é coordenada pela Ouvidoria e aplicada aos usuários por meio de um tablet, de forma rápida e segura, sem obrigatoriedade de identificação do participante.
Por meio de sete perguntas, os cidadãos que frequentam o HU-UFGD avaliam o tempo de espera, a infraestrutura e o atendimento, contribuindo para a implementação de melhorias no hospital.
Quesitos como higiene, limpeza e organização foram considerados bons por 81,04% dos participantes e o atendimento geral foi apontado como satisfatório por 87,12% dos usuários.
A iniciativa
A Pesquisa de Satisfação do Usuário foi construída com base nas diretrizes do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), que visa a promoção da gestão de excelência na administração pública, contribuindo para a qualidade dos serviços prestados ao cidadão.
Assim, o HU-UFGD cumpre também o decreto 6.932/2009, que assegura a participação do cidadão na avaliação dos serviços prestados pelos Órgãos Públicos Federais. A intenção é que o questionário seja aplicado simultaneamente em vários hospitais conveniados com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), como é o caso da instituição.
Até o momento, três ciclos da pesquisa já foram realizados no HU-UFGD, dois em 2014 e um em 2015. A segunda fase da pesquisa desse ano acontece de 13 de julho a 21 de agosto.