A agência aposta em inovação, ofertas de turismo mais sustentável e em um recomeço com mais investimentos
A Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou um balanço do turismo e de suas ações em 2021, um ano difícil para os trabalhadores do setor ainda abalado pela pandemia.
Apesar do cenário ainda desafiador, a agência espera que próximo ano seja momento de recomeço, renovação e de investimentos em um turismo mais sustentável em todo o mundo. Em sua estratégia de emergência para responder à COVID-19, a OMT e seus parceiros têm avançado no equilíbrio entre tornar as pessoas seguras e manter o turismo intacto.
A agência tem investido em protocolos sanitários, inovação e sustentabilidade para a recuperação do setor. Em 2021, a OMT lançou prêmio sobre vilarejos turísticos em 44 localidades em 32 países para promover o compromisso com a Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) afirma que 2021 foi difícil para os trabalhadores do setor ainda abalado pela pandemia. Em março de 2020, a maioria dos países fechou as fronteiras e alguns demoraram a reabrir. E até o momento, milhões de empregos seguem ameaçados. A agência da ONU divulgou uma declaração com um balanço do turismo e de suas ações no ano.
Mas com a chegada da vacina e a promessa de mais pessoas sendo inoculadas pelo mundo, a Organização Mundial do Turismo espera que 2022 seja melhor. A agência aposta em inovação, ofertas de turismo mais sustentável e em um recomeço com mais investimentos.
Protocolos - Em sua estratégia de emergência para responder à COVID-19, a OMT e seus parceiros dizem ter avançado no equilíbrio entre tornar as pessoas seguras e manter o turismo intacto.
Em cooperação com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as agências buscaram aprender as lições ensinadas pela pandemia em um curto espaço de tempo.
Uma das medidas foram protocolos de viagem e passaportes sanitários colocados em ação principalmente nos países do Hemisfério Norte durante o verão de julho a setembro, nessa parte do globo.
De acordo com a OMT, os países-membros demonstraram resiliência e determinação em manter as medidas para proteger viajantes e turistas.
Recuperação - A agência da ONU acredita que a COVID-19 evidenciou a importância do turismo para as economias e a sociedade e que, por isso, o setor tornou-se parte integral de planos de recuperação nacionais e internacionais.
A estratégia da agência da ONU sobre inovação inclui mais de 12 mil empresas start-ups em 150 países. Ao todo foram mobilizados 83 milhões de dólares. São 300 parceiros corporativos atuando em novas tecnologias para o turismo.
Em todo o mundo, mais de 20 mil estudantes de turismo 100 países estão sendo alcançados por programas e treinamentos da OMT. A iniciativa inclui as cinco maiores instituições de hospitalidade do mundo entre elas a Les Riches e Swiss Education Group. Juntas, as entidades oferecem 19 cursos online em espanhol, inglês e árabe.
Investimentos verdes - A OMT afirma que o recomeço do setor de turismo pós-pandemia não pode se dar sem investimentos verdes. A agência fechou uma parceria com o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento para revitalizar a área.
Até o momento, mais de 200 investidores integram a rede global de apoio a redes de hotéis em 50 países que buscam se tornar mais sustentáveis.
Desde a Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP26), em Glasgow, em novembro, o setor tem recebido um maior número de promessas para reduzir pela metade até 2030 as emissões de dióxido de carbono, e também atingir a rede zero, de neutralidade em carbono, até 2050.
A OMT está apostando ainda no turismo rural. O programa Melhores Vilarejos Turísticos foi lançado em 2021 em 44 localidades em 32 países para promover o compromisso com a Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável.
Fonte ONU