19.1 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Dois terços da população da América Latina e do Caribe já está vacinada contra COVID-19

- Publicidade -

Por ONU

Mais de dois terços das pessoas na América Latina e no Caribe já receberam duas doses da vacina contra a COVID-19, enquanto alguns países ainda não atingiram metade de suas populações, afirmou a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne, pedindo que as pessoas se vacinem e garantam que seus entes queridos também estejam protegidos.

“As vacinas contra a COVID-19 funcionam e são muito seguras”, disse a diretora na coletiva de imprensa semanal da OPAS. “Elas estão protegendo a maioria das pessoas em nossa região das piores consequências da infecção por COVID-19”.

Agradecendo os esforços dos profissionais de saúde, cientistas, formuladores de políticas e cidadãos, Etienne destacou que 14 países e territórios da região já atingiram a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de vacinar 70% de suas populações antes de 30 de junho, e mais oito países alcançaram mais de 60% de cobertura.

A diretora da OPAS destacou que, até este mês, o Fundo Rotatório da OPAS entregou mais de 141 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 em parceria com o Mecanismo COVAX e com o apoio de doadores.

No entanto, embora agora haja suprimentos suficientes de vacinas contra a COVID-19 para atender à demanda em todas as Américas, alguns países continuam ficando para trás.

No Caribe, menos de 30% da população recebeu o esquema primário completo de vacinação no Haiti, Jamaica, São Vicente e Granadinas e Santa Lúcia. Na América Latina, Guatemala, Guiana e Paraguai ainda não alcançaram 50% de cobertura.

A OPAS está trabalhando com os países para fornecer assistência técnica às campanhas de vacinação, bem como apoio ao planejamento e comunicação para ajudar a preencher as lacunas.

As pessoas também têm um papel a desempenhar, ressaltou a diretora da OPAS. “A vacinação é um assunto de família e cabe a todos nós garantir que nossos entes queridos estejam protegidos. Se você ou um familiar ainda não se vacinaram contra a COVID-19, converse com um profissional de saúde sobre suas questões e dúvidas”.

Ela também pediu aos países que integrem seus esforços de vacinação contra a COVID-19 às campanhas de imunização de rotina. Isso permitirá que as mulheres grávidas recebam a vacina contra a doença juntamente com as vacinas contra gripe e tétano, difteria e coqueluche, e também permitirá que os pais tomem as vacinas e protejam seus filhos contra doenças como sarampo e poliomielite.

Da mesma forma, a infraestrutura de emergência que foi criada para aplicar as vacinas contra a COVID-19 nos braços das pessoas o mais rápido possível também deve ser aproveitada para melhorar a vacinação de rotina, tornando-a “mais conveniente e acessível para as famílias recuperarem todas as vacinas de uma só vez, ”, disse a diretora da OPAS.

O esforço de vacinação contra a COVID-19 “nos mostrou que o sucesso é possível quando países e pessoas trabalham juntos para adotar as vacinas”, declarou.

Às vésperas da Semana de Vacinação nas Américas, que começa em 23 de abril, a diretora da OPAS também pediu aos países que intensifiquem os esforços para alcançar ao menos 70% de suas populações com vacinas contra a COVID-19.

Idosos, pessoas com doenças preexistentes, profissionais de saúde e gestantes devem ser o foco principal dessas campanhas, pois correm maior risco de hospitalização e morte por COVID-19. “Vamos usar nosso conhecimento e perseverança para proteger o maior número de pessoas e salvar o maior número possível de vidas”, afirmou Etienne.

Enquanto o número de infecções por COVID-19 notificadas nas Américas caiu 2,3% esta semana e continua a diminuir, os casos aumentaram 11,2% na América do Norte e também subiram no Caribe. O número de mortes diminuiu 15,2% (para 4.797), mostrando que as vacinas estão funcionando bem para proteger as pessoas de hospitalização e morte, observou a diretora da OPAS.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights