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sábado, 21 de maio de 2022

As 5 melhores dicas para começar um podcast

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Podcasts estão em alta e muitas pessoas estão vendo esse tipo de publicação como uma possibilidade de ganho já que, assim como o Youtube, as grandes plataformas possibilitam ao usuário a inclusão dos seus projetos sem que eles precisem pagar por isso, muito pelo contrário, os criadores de conteúdo ganham pelo número de vezes que seus podcasts são ouvidos.

Mas, como gravar um podcast? É preciso materiais profissionais ou é possível gravar somente com o celular, como é permitido por várias redes sociais?

O que é um podcast?

Antes de mais nada, vamos falar um pouco mais sobre o que é um podcast. Um podcast é comparável a um programa de rádio online. Uma das diferenças principais é que o podcast é publicado em uma plataforma online, como um ficheiro. Diferente de um programa de rádio, o podcast também pode ser descarregado para que o usuário possa ouvir em modo offline dentro da plataforma.

O serviço de streaming também não pede sincronização como uma emissora de rádio. O usuário só precisa entrar na plataforma e escutar o programa. Outra diferença é que a maioria das plataformas não pedem pagamento pelo podcast e sim pagam pelo número de vezes que ele é ouvido pelo público.

Como o pagamento é feito depende da plataforma e os requisitos para criar um podcast também. As plataformas mais famosas não pedem muito, apenas uma conta ativa e, para o criador de conteúdo começar a receber, as plataformas podem determinar um número mínimo de visualizações.

Uma das vantagens de se ter um podcast é que ele é considerado um áudio marketing, ou seja, ele funciona como uma forte divulgação. O podcast pode abrir portas para os criadores de conteúdo já que esse conteúdo é cada vez mais consumido pois o consumo é facilitado pelo material ser apenas áudio.

5 dicas para começar um podcast

  1. Escolher um nicho/estilo

Escolher um nicho é um ponto importante para quem está querendo começar o seu podcast. O criador de conteúdo deve gostar do assunto e deve conhecê-lo também. Por exemplo, os cassinos online estão crescendo muito, então pode ser criado um podcast que fala sobre jogar em caça niquel online.

Caso não queira fazer o podcast sobre um nicho específico, é aconselhável que o podcast tenha ao menos um estilo para que os episódios não fiquem perdidos entre si.

Muitos criadores de conteúdo convidam outras pessoas para serem entrevistadas em seus podcasts, então, o tema acaba não sendo mesmo, mas o estilo continua então um público-alvo é definido.

  1. Fazer o planejamento e roteiro

Ainda que o podcast seja apenas para diversão do criador de conteúdo é preciso que haja um planejamento e roteiro já que muitas vezes esse tipo de conteúdo pode levar horas e caso não exista um roteiro é possível que o locutor se perca.

Sobre o planejamento, ele é importante para que haja uma constância nos programas. Esse é um dos pontos principais que determinam tanto o sucesso quanto o fracasso de muitos dos podcasts. Programas que não possuem dias definidos confundem o espectador que não pode se programar para ouvi-los.

  1. Entender como será a gravação

A gravação de um podcast pode ser feita de várias formas para quem está começando o importante é fazer. Muitos podcasts de sucesso começaram a ser gravados pelo celular.

  1. Edição do podcast

Esse é um ponto importante pois depende também do estilo determinado pelo criador de conteúdo. Alguns criadores preferem não editar os seus programas enquanto outros preferem deixar um programa mais limpo fazendo a edição.

  1. Divulgação

Um podcast de sucesso depende muito da divulgação feita. Não é necessário que o podcast seja sempre divulgado através de anúncios pagos, muitas vezes os criadores de conteúdo divulgam seus podcast de forma orgânica através de amigos e de suas redes sociais.

Como escolher a melhor plataforma

Como várias plataformas estão disponíveis, é preciso prestar atenção em alguns pontos antes de adicionar o seu podcast a uma dessas plataformas online. O criador de conteúdo deve primeiro verificar qual a plataforma é a mais ouvida entre os ouvintes do seu nicho. Esse é um ponto chave Jack se o seu nicho possui uma plataforma que ando a mente utilizada o criador de conteúdo deve pensar seriamente em adicionar o seu programa nela pois os ouvintes provavelmente viram de forma mais orgânica e fluida.

Outro ponto importante é entender sobre as plataformas pagas versus as gratuitas. Existem diversas plataformas grátis mas também existe uma grande quantidade de plataformas pagas. O criador de conteúdo deve verificar as vantagens e desvantagens de cada tipo de plataforma e também programar os seus gastos a longo termo já que de nada adianta começar em uma plataforma paga se não for possível manter o pagamento da mesma.

Outro item importante a ser citado é o pagamento ao influenciador. A maioria das plataformas só começam a pagar depois que o influenciador atinge um certo número de visualizações. Por isso, o criador de conteúdo deve verificar quanto ganhará em média em cada plataforma. Com todas essas dicas ele poderá tomar a melhor decisão de como escolher a melhor plataforma para o seu podcast.

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