31.5 C
Dourados
domingo, 3 de março de 2024

O Carnaval, por José Tibiriçá

- Publicidade -

É uma festa que foi introduzida no Brasil pelos portugueses no período colonial, principalmente na região nordestina e leste. Nas demais regiões talvez pela pouca influência dos escravos africanos não evoluiu.

No Mato Grosso do Sul a única cidade que o Carnaval tem tradição é Corumbá. Surgiu por causa do clima e suas características regionais, por influência dos primeiros marinheiros que ali aportaram. Na sua maioria os fuzileiros eram oriundos do Estado Rio de Janeiro. O clima quente e a cidade à beira do Rio Paraguai com suas praias fluviais foi importante para surgimento dessa festa.

Este ano a escola de samba unidos da Major Gama dessa cidade está homenageando nossa cidade de Dourados. A cidade de terra vermelha vai brilhar no carnaval da cidade branca fazendo parte do seu enredo.

Falando em terra vermelha uma novela que estão gravando na nossa região era para ser terra vermelha. Houve um impedimento e diz-se que vai se chamar TERRA e PAIXÃO. Esperamos que mostre as nossas riquezas, afinal nossa região é um celeiro produtivo e de onde sai parte da alimentação para o resto do país e ajuda trazer divisas com a exportação.

Dourados-MS, 16 de fevereiro de 2023.
José Tibiriçá Martins Ferreira, advogado e produtor rural.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-