40.1 C
Dourados
quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Dourados terá primeiro Concurso Cosplay e Dia Mundial da Criatividade

- Publicidade -
 Se para os japoneses mais antigos o Bon Odori (maneira de simbolizar gratidão pelas boas colheitas, celebrando as almas dos antepassados através da dança) é a mais tradicional festividade, a juventude da terra do sol nascente vem assimilando e criando novas formas de manifestações culturais e espalhando essas novas tendências mundo afora. No próximo dia 21, à partir das 16h , acontecerá no Parque dos Ipês o primeiro Concurso de Cosplay, a maior expressão dessas novas tendências a que se referiu a reportagem.

O cosplay é “febre” no japão e os adeptos tem até uma denominação: são os cosplayers. O movimento, cujo nome é formado pela junção das palavras costume (fantasia) e roleplay (brincadeira ou interpretação) costuma ser caracterizado por um grupo de pessoas que se fantasiam e interpretam personagens oriundos, em geral, de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses e, até mesmo de filmes, séries de TV, livros e animações. Os Cosplayers se reúnem e promovem festivais, comemorações com desfiles de fantasias, encontros em praças e festas durante o ano inteiro. São os chamados adoradores de desenhos japoneses.

Para saber mais sobre o universo dos cosplayers, O Progresso entrevistou Julia Lara Bueno, uma das mais ativas praticantes dos eventos que reúnem os adeptos dessa nova arte oriental que faz parte da organização do Concurso.”Pra mim cosplay é arte, uma forma de você expressar a sua criatividade. Você se identifica com um personagem que você é fã e quer se aproximar mais dele, então você faz o cosplay dele e interpreta esse personagem, seja somente para você no seu quarto ou em um evento, como um concurso ou desfile, compartilhando isso com outras pessoas que também gostam dessa forma de arte”, afirmou Julia, que é extremamente detalhista nas suas caraterizações.

Julia conheceu o universo cosplay ainda criança, assistindo os animes (desenhos animados) japoneses. Logo se tormou uma otaku, que é como são chamados os fãs de anime e da cultura pop japonesa. “Me encantei com as histórias dos animes e disso veio o interesse para procurar cada vez mais informação a respeito. Hoje existe no mundo muitos eventos, onde fãs desse universo se encontram para compartilhar essa paixão pelos personagens, se vestindo como eles e interpretando também o personagem.Isso cria uma conexão de quem é fã com o personagem, nos deixa mais próximo”, assinalou a dedicada cosplayer.

Por aqui a cultura vem crescendo. “Em Dourados, tem grupo que eu conheço hoje. A ideia é que eu possa encontrar mais otakus e possa unir essa galera para que possamos nos movimentar e criar opções de entretenimento e diversão para quem gosta de animes, cosplay, mangá e toda a cultura pop japonesa e também coreana”, afirmou Julia, que acha que o concurso que será realizado no Parque dos Ipês será um ótima oportunidade de congraçamento entre os cosplyers e para divulgação para os que ainda não conhecem essa manifestação cultural. A cidade já teve eventos de menor porte, como o Douranime, feira cosplay, Aliança Nerd e outros, Julia participou de todos, como expectadora ou devidamente caracterizada, como foi o caso de algumas apresentações no Japão Fest, a maior festa da expressiva colônia japonesa em Dourados. Julia também é “figurinha carimbada” em eventos promovidos pelos seus amigos Luis e Fernanda para reunir os cosplayers.

O Concurso Cosplay, que terá premiação para o 1º, 2º e 3º lugares, está inserido na programação do 1° World Creativity Day, que acontece em Dourados de 20 a 22 de abril com diversas palestras e dinâmicas, com o foco em desenvolvimento da criatividade pessoal/ profissional. O Dia Mundial da Criatividade, na tradução literal para o português, tema chancela da Organização das Nações Unidas (ONU) e já acontece em diversos países e em várias cidades do Brasil. Em Dourados acontecerá por meio de profissionais liberais, parceiros/patrocinadores e de instituições públicas e privadas. “Empreendendo com Criatividade”, “Sustentabilidade no Cotidiano”, “Inovação Não é só Tecnologia”, “Comunicando Gerações”, estão entre os temas que serão abordados nos três dias de evento. Mais informações sobre o Concurso de Cosplay podem ser obtidas com Julia Lara no WhatsApp (67) 99332-1711.

O Progresso

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Pixbet ou Betano: Onde Apostar?

- Publicidade-