26.3 C
Dourados
domingo, 3 de março de 2024

DIA 21 de abril, feriado de Tiradentes. Liberdade que ainda tardia.

- Publicidade -

A finalidade da inconfidência fora separar o Estado de Minas Gerais do Brasil, um fato pouco divulgado pela história.

O mineiro Joaquim José da Silva Xavier, um dos inconfidentes foi enforcado no dia 21 de abril de 1792 no Rio de Janeiro.

Esta frase Libertas quae sera tamen foi colocada na bandeira do Estado de Minas Gerais em homenagem a ele. Muito comum usar-se frases latinas em texto, nos duscursos. A língua Latina era ensinada nas escolas católicas, em seminários e nos cursos universitários como Letras. Hoje ela desapareceu, considerada língua morta, mas pelo contrário, acho que continua viva na nossa memória. Havia dentre as disciplinas o latim no primeiro grau, também no segundo grau clássico a gramática histórica que tivemos a oportunidade de eestudar em Agudos-SP.

Coincidentemente nesta data de 21 de abril de 1985 faleceu também o presidente eleito indiretamente pelo Colégio Eleitoral em 15 de janeiro daquele ano o ex governador de Minas Gerais Tancredo Neves. O ex governador nomeado de São Paulo, Paulo Salim Maluf foi cassado em 2018 como deputado federal, somou no seu curriculum o título de ex-presidiário Hoje com 90 anos, está vivendo em prisão domiciliar.
Dourados-MS, 21 de abril de 2023.


Por: José Tibiriçá Martins Ferreira, advogado e produtor rural.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-