23.3 C
Dourados
sábado, 9 de dezembro de 2023

 Dicas essenciais para planejar sua viagem à Europa

- Publicidade -

Planejar viagem à Europa é uma missão que todo turista precisa realizar antes mesmo de arrumar as malas. 

Mesmo quem já visitou o velho continente, para uma nova visita, terá de organizar os detalhes. Afinal, cada embarque é a oportunidade de uma nova e única experiência.

Por ser um continente onde é muito simples transitar de um país ao outro, os traslados, hospedagem e demais recursos requerem preparação antecipada para que a viagem ocorra de forma tranquila.

A organização de uma viagem pode parecer um desafio de outro mundo. Porém, com essas dicas essenciais ficará simples planejar viagem à Europa.

Pesquise sobre os países e as documentações

Como a Europa é um grande continente, é muito rápido visitar países com idiomas diferentes e experienciar novas culturas e formas de ver a vida.

Por isso, ter conhecimento prévio sobre os locais que deseja visitar, trará novas percepções no decorrer da viagem.

Além disso, cada país pode exigir uma especificidade para a entrada. Dentro do Espaço Schengen há livre circulação, que ficará ainda mais organizado e seguro com o ETIAS. Mas, cada país possui sua política e pode haver documentos específicos que deverão ser apresentados.

Geralmente esses países solicitam apenas o passaporte com validade de 6 meses, comprovante de hospedagem, recursos financeiros, passagem de volta e seguro-viagem. Mas, é sempre recomendado checar com as embaixadas de cada país as condições de entrada.

Não queira ver tudo de uma vez

É normal que a lista de lugares para visitar seja grande, principalmente pelo continente ser rico em história e cultura. 

Pelo continente ser rico em cultura e história, é normal que a lista de lugares que se quer visitar seja grande. Quem for planejar a viagem à Europa pela primeira vez, pode querer empilhar vários destinos em um curto espaço de tempo.

Aqui, a dica valiosa é reduzir o roteiro. No mapa, todos os países são super próximos. Porém, considere o tempo gasto com trâmites de arrumar a mala, traslado, entrada e saída de hotéis, e por aí vai.

Se não bastasse a burocracia, há perda de tempo e energia ao tentar conciliar muitos locais de visita. Quanto menor o deslocamento e mais curto forem os percursos, menos cansado você ficará, e melhor cada país será aproveitado. 

Planejar viagem à Europa deve considerar fazer bate-volta

Se mesmo com a dica anterior o seu roteiro tiver muitos destinos próximos, uma estratégia para aproveitar o tempo é fazer bate e volta.

Nesse método se escolhe uma cidade bem localizada para servir como base e realizar passeios às cidades vizinhas.

Essa forma de viagem oportuniza conhecer mais locais, sem cansar muito. Considere esse plano para destinos que não valem a pernoite e que estão a uma distância de até uma hora e meia da cidade base.

Aproveite todos os tipos de transporte

Os deslocamentos podem ocorrer de inúmeras maneiras. A infraestrutura dos países europeus é excelente para turistas que viajam de trem, avião, ônibus, navio ou carro. 

Claro, no caso de alugar um automóvel e sair rodando pelas autoestradas, é preciso se atentar as preocupações para fazer uma viagem longa, e a documentação necessária.

Outro ponto é que ao atravessar países em um trem ou ônibus leito, o visitante pode economizar uma hospedagem. Para isso, escolha viajar à noite, enquanto descansa e chega cedo para aproveitar o próximo destino do roteiro.

Já para transitar dentro de grandes cidades, opte sempre pelos meios de transporte locais. A Europa como um todo possui ótimas opções de metrôs, ônibus, bondes, trens municipais, entre outros.

Cidades e capitais demandam mais tempo

É bastante óbvio que grandes centros e as capitais dos países possuem mais atrativos e opções de lazer. Assim, requerem mais tempo de estadia. 

Mesmo que você percorra a cidade em tours, é sempre recomendado reservar um tempo adequado para sentir a cidade como se deve.

Para isso, reserve de três a quatro dias. Dessa forma, você sentirá melhor como aquele espaço funciona e começa a se familiarizar como se fosse um morador local.

Além disso, aqueles destinos clássicos como Paris e Londres, requerem um tempo ainda maior. E, mesmo assim, é possível que você tenha a sensação de que não foi suficiente.

Monte uma estratégia ao percorrer longos trajetos

Atravessar de um país para outro é muito simples. Ao planejar uma viagem à Europa irá perceber que é fácil encontrar passagens de trem que leve de uma capital a outra. 

No entanto, quando bem planejada, essa é uma ótima maneira para realizar paradas estratégicas no meio do caminho. 

Um bom exemplo é visitar Bruxelas no caminho entre Amsterdã e Paris. Ou, em Pompéia, no roteiro entre Roma e a Costa Amalfitana.

Essas paradas precisam ser estratégicas para não causar cansaço ou correria demasiada. Inclusive, você pode optar por deixar seus pertences em depósitos da própria estação de trem enquanto percorre a cidade.

Defina o roteiro e depois compre a passagem aérea

Como todo brasileiro que se preze, o turista também quer aproveitar as promoções de passagem aérea. Quando essas são adquiridas no calor do momento e sem planejar viajar à Europa previamente, o barato pode acabar custando caro.

A principal questão aqui é que, ao já saber o roteiro, se compra a passagem chegando por um destino e partido, de volta ao Brasil, por outro.

Assim, não é preciso voltar ao primeiro país do seu itinerário, proporcionando mais tempo para usufruir dentro do continente europeu. 

Outra dica valiosa são as passagens multidestinos onde, em uma mesma compra já estão inclusos os deslocamentos internos na Europa.

Agora que você já conhece essas dicas para planejar viagem à Europa, que tal começar a pesquisar os próximos destinos?

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-