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quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Marketing digital para advogados: Saiba por onde começar

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O marketing digital tem crescido cada vez mais no mundo todo, e a necessidade de se adequar a esta nova realidade alcança todas as profissões, principalmente as que possuem profissionais liberais. 

Atualmente, muitas empresas e profissionais têm ganhado destaque na maioria, por conseguir inovar no marketing digital e atrair um público segmentado, é o caso da área do direito. 

Por ser uma área muito concorrida, ter um destaque é essencial para conseguir crescimento tanto digital, quanto na realidade física, pois um irá impactar o outro. 

Exatamente por isso, que alguns advogados vem buscando esse diferencial dentro do marketing digital, e se você é um desses profissionais, neste artigo você aprenderá como aplicar marketing digital para advogado.

O que é marketing digital para advogados?

Para respondermos a essa pergunta, precisamos entender primeiramente o que é marketing digital, que nada mais é do que a nova realidade virtual, onde empresas e profissionais conseguem divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, por meio da internet, celular, e outros meios digitais. 

O marketing digital para advogados, são estratégias utilizadas para conseguir promover crescimento digital para esse tipo de profissional (advogado), essas estratégias farão com que o profissional ou sua empresa seja divulgada e consequentemente comercialize os seus serviços, conquistando autoridade digital. 

A utilização do marketing para advogado, é muito importante, não só para esse tipo de profissional como também para qualquer outro, pois cada vez mais estamos caminhando para a um mundo 100% digital, e quem se adequa a ele, consegue muito mais autoridade. 

No próximo tópico, você (advogado) verá porque é interessante investir em marketing digital para a sua área de atuação, acompanhe. 

Por que investir em marketing digital para advogados?

Existem várias razões para investir em marketing digital para advogados, e nesse artigo nós separamos algumas das principais motivações para você que é advogado e pensa em investir em marketing digital. 

  1. Credibilidade 
Marketing digital para advogados: Saiba por onde começar

Como foi dito anteriormente neste artigo, estamos caminhando cada vez mais para uma realidade digital, e já conseguimos ver que muitas pessoas utilizam os meios digitais para conseguir 

Investir em marketing digital para advogados, fará com que você tenha mais credibilidade, pois as pessoas que procurarem por seu serviço na internet, acreditaram em você e trarão credibilidade para o seu negócio

Muitas pessoas utilizam as redes sociais e o google, como principal ferramenta para buscar um profissional e serviço de qualidade, e quando encontram conteúdo desse profissional na internet, acreditam fielmente que é seguro por ter credibilidade digital. 

  1. Visibilidade 

Antigamente, os principais meios de comunicação e divulgação eram os famosos “boca a boca” e “comercial”, atualmente com a chegada dos meios de comunicação digital isso mudou, o marketing digital tem revolucionado os veículos de comunicação e visibilidade. 

Hoje em dia, um profissional consegue ganhar visibilidade e ser conhecido sem precisar de panfletos físicos ou um comercial na televisão, pois as redes sociais e os buscadores de pesquisa são muito mais visitados pelas pessoas do que a televisão ou qualquer outro método convencional de divulgação. 

Muitos profissionais que utilizam as redes sociais e veículos de comunicação digital conseguem ter grande visibilidade em sua área de atuação, se tornando grandes referência no mercado de trabalho, por isso de uns anos para cá, muitos profissionais se tornaram famosos, por causa do marketing digital.

  1. Destaque em relação a concorrência

Toda empresa, mesmo que ainda seja pequena, precisa ter em sua estrutura, um setor responsável pelo marketing da empresa, quando falamos em profissionais liberais, não é diferente também, afinal você também está gerindo um negócio, e o seu nome é a sua marca. 

O marketing é abrangente, mas sem dúvidas, é ele que mantém a empresa, pois sem divulgação não há clientes, e sem clientes as portas se fecham, e quando falamos em marketing, o digital é o que carrega qualquer empresa atualmente. 

Muitas pessoas antes de contratar um serviço procuram o profissional ou empresa nos meios digitais, são eles: google, instagram, facebook, dentre outros mais. 

Essas pessoas, acreditam que esses profissionais ou empresas bem posicionados na internet, são seguros, e consequentemente optam por adqurir o seu serviço, pois vêem como referência, 

Investir no marketing digital, destaca você do seu concorrente, que ainda utiliza meios convencionais para se divulgar, por isso que quanto mais rápido você investe, melhor pois você consegue se destacar com mais facilidade, antes que seu concorrente utilize o marketing digital também. 

  1. Novos clientes
Marketing digital para advogados: Saiba por onde começar

Quando uma empresa ou profissional decide investir em marketing digital como forma de divulgação de seu produto ou serviço, a maioria consegue aumentar significativamente o número de clientes.

Claro que para isso acontecer, é necessário ter um bom plano de marketing para advogado, pois somente com estratégias assertivas você conseguirá atingir positivamente o seu público alvo, que serão os seus clientes.

Existem muitos profissionais que não possuem escritório físico, apenas virtual, e lucra muito mais do que uma empresa física, pois o marketing digital traz essa possibilidade remota, por isso existe o marketing pessoal para advogado que não quer ter escritório físico, e quer oferecer os seus serviços de forma remota apenas. 

  1. Definição de público

Um dos principais benefícios de criar um planejamento de marketing digital para sua empresa ou negócio pessoal é poder definir o seu público alvo através das suas redes sociais e sites. 

Esse é um benefício que raramente você conseguirá em outros veículos de divulgação, pois o algoritmo da internet hoje atrai o mesmo público para um determinado conteúdo, e essa é uma forma de você escolher quem você quer atender e quais “casos” você quer pegar.

Se você contratar uma agência de marketing digital, é ainda mais fácil identificar o seu público, pois as agências fazem um processo de auditoria, conseguindo trazer o seu “avatar”, isso é, o público que mais procura pelo seu conteúdo. 

Como fazer marketing para advogado: [ Passo a Passo completo]

Marketing digital para advogados: Saiba por onde começar

Ingressar no marketing digital pode ser desafiador para qualquer área, mas com auxílio e persistência é possível. 

Separamos algumas dicas de passo a passo para você fazer um plano de marketing para advogado, confira:

  • 1° Passo – Defina o seu público

O primeiro passo é definir o seu público, ou seja, quem você quer conquistar com o seu conteúdo?

Para isso, você precisa ter visão futura de quem você quer ser, tendo em mente a sua realidade atual também. 

Pergunte-se, quais são os processos que você quer pegar, e quem é a persona que você quer ter como cliente, e você pode separar isso da seguinte forma:

  • Área do direito
  • Idade da persona
  • Tipo de classe social da persona
  • Valor financeiro da persona
  • O que está buscando sua persona

2° Passo – Saiba o que você quer oferecer

Quando você sabe o que quer oferecer para o seu público, é muito mais fácil você conseguir crescer no marketing digital, pois você irá investir na persona que procura pelo que você está oferecendo. 

Antes de começar qualquer negócio, é necessário você escolher o que você tem a oferecer ao seu público alvo, é dessa forma que você irá atrair clientes para a sua empresa. 

3° Passo – Escolha uma agência de marketing para advogado (Opcional, mas importante)

O terceiro passo é escolher a agência de marketing para advogado que fará um planejamento estratégico de marketing digital para a sua empresa, e irá traçar todo um escopo de projeto para crescimento digital. 

A escolha de uma agência de marketing digital é opcional, mas é muito importante também, pois irá acelerar os seus resultados, até porque se você escolher uma boa agência de marketing para advogado, ela saberá o que está fazendo e fará um bom trabalho para você crescer no marketing digital.

Se você não tem interesse em contratar uma agência de marketing digital, é possível você crescer também, mas consequentemente será mais difícil, e levará mais tempo para ter resultados, podendo não ter também. 

4° Passo – Escolha um veículo de divulgação 

O quarto passo é escolher um veículo de divulgação para iniciar no marketing digital, existem várias formas, e separamos algumas dessas formas para você escolher.

Lembrando que, contratando uma agência de marketing digital para advogado, é bem provável que ela consiga iniciar o seu negócio no marketing digital utilizando todas as formas que mencionaremos abaixo. 

  • tráfego pago
  • tráfego orgânico
  • website
  • cartão digital
  • redes sociais
  • Instagram 
  • dentre outros

5° Passo – Analise o alcance de audiência

Após escolher a forma que irá crescer no marketing digital, o próximo passo é analisar e criar a audiência para o seu perfil. 

O bom de escolher uma agência de marketing digital é que ela fará esse trabalho por você também, realizando uma auditoria em seu plano de marketing para advogado

É fácil criar um marketing digital para advogado?

Marketing digital para advogados: Saiba por onde começar

Se falássemos que criar e até mesmo aplicar um marketing digital para advogado fosse fácil, estaríamos mentindo, e a finalidade desse texto é ajudar você que é advogado e quer ingressar no marketing digital mas ainda não sabe como por não ter um plano de marketing para advogado. 

Embora pareça fácil ingressar no marketing digital, na prática não é tão fácil assim, pois existem muitos “obstáculos” no caminho, que só quem já passou por esses obstáculos conseguem enfrentá-lo com facilidade, por já saber como resolver. 

Mas calma, embora não seja fácil, não é impossível, talvez seja mais difícil para quem está sozinho e não tem o apoio de uma agência de marketing digital, pois será um “território desconhecido” para você. 

Exatamente por esse motivo que muitos advogados contratam uma agência de marketing digital para advogado, pois além de confiar o trabalho nas mãos de quem sabe o que está fazendo, ele poupa tempo e dinheiro, aplicando-o no que realmente ele sabe fazer.

Se você está lendo esse artigo desde o seu início, você acompanhou que dissemos sobre a importância de qualquer empresa ter um setor de marketing, e para muitos profissionais, compensa muito mais terceirizar esse setor contratando uma agência de marketing. 

Como escolher uma agência de marketing digital para advogado?

Escolher uma agência de marketing digital para advogado pode ser uma ótima opção para quem quer poupar tempo e dinheiro, pois você estará entregando o trabalho para quem já sabe o que fazer e como deve ser feito. 

É necessário escolher bem uma agência de marketing digital, pois existem todos os tipos de agências, e mais do que isso, existem agências de marketing digital que são categorizadas, ou seja tem mais experiência com uma área do que com outra. 

O ideal para você que é advogado e quer contratar uma agência, é escolher uma que tenha experiência com plano de marketing digital para advogado, pois as chances de você conseguir um crescimento mais rápido é maior. 

Existem alguns pontos que você precisa ter atenção ao escolher uma agência de marketing digital, separamos alguns para você analisar:

  • segurança 
  • criação de branding marketing 
  • experiência na sua área de atuação
  • experiência com gerenciamento de redes sociais
  • experiência com tráfego orgânico e pago

Qual a melhor agência de marketing para advogado?

Marketing digital para advogados: Saiba por onde começar

Para conseguir trazer resposta a essa pergunta, nós realizamos uma longa pesquisa e fundamentamos os resultados com alguns testes e orçamentos, conseguimos eleger uma agência de marketing para advogado que tem se destacado no mercado.

A Agência SEO Analytics, tem se destacado muito no segmento de marketing para advogado, tendo um bom posicionamento digital, e muitos projetos de marketing que já beneficiam muitos clientes dessa empresa. 

O que diferenciou a Agência SEO Analytics de outras empresas que analisamos foi justamente, a sua proposta de atuação e os serviços que a empresa foca, abrange todos os segmentos que um profissional precisa explorar para conseguir autoridade no marketing digital. 

Recentemente, o Portal R7 de notícias elegeu a Agência SEO Analytics a melhor agência de tráfego orgânico do nordeste, um título que não encontramos em nenhuma outra agência, embora atenda todo o brasil, o nordeste é a parte mais beneficiada com seus serviços de marketing digital

Ao realizarmos os testes com essa agência, nos surpreendemos com o seu atendimento, marcamos uma reunião e conseguimos esclarecer todas as dúvidas que precisávamos para trazer informações neste artigo, testificamos os seus cases de sucesso, e entendemos como a agência cria o plano de marketing digital para advogado. 

Os serviços desta agência, incluem:

  • Gestão geral de redes sociais
  • Criação de Website 
  • Gestão de tráfego orgânico
  • Publicidade e comunicação digital
  • Gestão de tráfego pago
  • Criação de branding marketing 
  • Criação de logotipo e marca (geral)
  • Dentre outros serviços

Além dos seus serviços, o que mais chamou a atenção da nossa equipe, e trouxe diferencial desta agência para outras agências, foi o seu preço, sendo preços acessíveis e compatíveis com o mercado, mais baixo do que as outras que analisamos. 

Muitos advogados têm escolhido a agência SEO Analytics para criar o seu marketing por ser considerada a melhor agência de marketing para advogado do Brasil, por ter uma vasta experiência neste segmento 

7 formas para um advogado iniciar no marketing digital

Marketing digital para advogados: Saiba por onde começar

Existem várias formas de um advogado iniciar no marketing digital, e para verificar qual a melhor forma, você pode escolher de forma autônoma, ou contar com o apoio de uma agência de marketing digital

Trouxemos algumas das principais formas de conseguir ingressar no mercado digital e conquistar crescimento, acompanhe:

  1. Instagram

O Instagram já conta com mais de 2 bilhões de usuários que possuem conta ativa dentro da rede social, no entanto, é muito positivo ter uma conta bem posicionada dentro dessa rede, pois você poderá atingir um grande número de pessoas que eventualmente podem se tornar seus clientes, e principalmente seguidores. 

Aqui no Brasil, essa rede social é muito utilizada, e não é só para lazer que as pessoas utilizam essa rede, como também utiliza para verificar a credibilidade de uma empresa ou serviço. 

É essencial ter um instagram profissional, afinal existem muitos perfis dentro dessa rede social, e o algoritmo irá sugerir seus conteúdos para pessoas interessadas em seu ramo de atuação, o que ajuda a ter mais audiência e faturamento até. 

  1. Facebook

O facebook ainda é muito utilizado no Brasil todo, e de uns tempos para cá, tem sido muito explorado por empresas, que conseguem captar um bom número de público para o seu negócio. 

As empresas utilizam essa rede social para conseguir oferecer um material diferenciado para os seus clientes, e também para se enturmar com grupos nichados que existem no facebook, onde muitas pessoas procuram serviços em grupos específicos

  1. Site empresarial

A criação de um site, é essencial para qualquer empresa ou profissional liberal, é através do seu site que você irá mostrar às pessoas quem é você e como você pode ajudá-las com o seu serviço.

O seu site, será como um cartão de apresentação, e até mesmo conversão em vendas, é a sua forma de lançar na internet quem você é, e a importância do seu serviço. 

Além disso, o site é a chave para o tráfego orgânico que você entenderá melhor ainda neste artigo no tópico posterior a este. 

  1. Tráfego orgânico
Marketing digital para advogados: Saiba por onde começar

O tráfego orgânico é sem dúvidas a melhor estratégia para quem quer investir em marketing digital para advogado, é através dele que você criará uma base sólida que irá durar para sempre. 

Para explicarmos sobre o tráfego orgânico, precisamos antes falar do google, que nada mais é do que o principal buscador de pesquisa do mundo todo, através dele que muitas pessoas pesquisam por um produto, serviço ou conteúdo. 

O tráfego orgânico nada mais é do que um método de fazer o seu site aparecer em primeiras posições no google, e existem uma série de vantagens em aparecer em primeiras posições no google, e a conversão de vendas é a maior delas. 

Vamos a um exemplo:

Digamos que você seja um advogado trabalhista, e você atenda o pessoal de Brasília.

Digamos que você contratou a melhor agência para advogado de brasília, ou de qualquer outro estado que atenda todo o brasil (observação: a agência pode ser de qualquer estado, contanto que atenda o brasil todo), e essa agência montou uma estratégia de tráfego orgânico de marketing para advogado em brasilia.

Essa mesma agência quer posicionar você como o melhor advogado trabalhista de brasília, no entanto ela irá montar um plano de tráfego orgânico para toda vez que alguém pesquisar no google a seguinte frase chave: melhor advogado trabalhista de brasília 

Aparecerá o seu site nos primeiros resultados do google, o que trará muita autoridade para você, e consequentemente as pessoas irão clicar no seu site e irão priorizar o seu serviço. 

  1. Linkedin

O linkedin é uma rede social usada para trabalho, ter um perfil bem posicionado nessa rede social também é fundamental para conseguir fortalecer a sua imagem no marketing digital.

Muitas pessoas utilizam o linkedin para contratar ou conseguir um serviço, enquanto outras utilizam para fortalecer a sua marca ou empresa, das duas formas é possível crescer dentro da rede e no marketing digital

  1. YouTube

O YouTube é outra excelente forma de crescer dentro do marketing digital, e se você for advogado será ainda melhor, pois muitas pessoas quando estão querendo abrir um processo ou já tem algum em andamento, pesquisam sobre assuntos chaves para entender melhor do que se trata e como proceder. 

Você pode utilizar essa rede social para trazer informações e conteúdos de valor para as pessoas que irão buscar sobre um determinado assunto da sua área de atuação. 

Além de ser uma ótima ferramenta para conseguir clientes, é uma ótima forma de criar a sua imagem através de conteúdo raiz, por isso existem diversos podcasts hoje em dia. 

Ah, e essa também é uma forma de fazer uma renda extra com o YouTube, pois essa rede social paga por visualizações em vídeos. 

  1. Tráfego Pago

O tráfego pago é muito diferente do orgânico, enquanto o orgânico foca no longo prazo, sendo uma forma sólida de conseguir autoridade por muito tempo, o tráfego pago foca no curto prazo, visando vender o seu serviço agora. 

É uma excelente estratégia também para conseguir muitos clientes e fortalecer a sua empresa no marketing digital, mas não é uma estratégia a ser usada a longo prazo.

Essa estratégia não construirá a sua base sólida no marketing digital, apenas irá construir uma imagem a curto prazo. 

Exatamente por isso é recomendado somar o tráfego pago ao tráfego orgânico, pois ao mesmo tempo que você constrói uma base sólida no orgânico, você converte vendas no tráfego pago. 

Observação:  A ASA (agência que recomendamos neste artigo) trabalha com todas as 7 formas que mencionamos acima, e com outras formas também, caso você queira contratar, você poderá escolher como quer iniciar no marketing digital, pois ela irá traçar o seu projeto e crescimento. 

Por onde começar no marketing para advogado?

Marketing digital para advogados: Saiba por onde começar

Essa é uma pergunta muito variável, porque existem muitas formas de iniciar-se no marketing digital. 

O ideal, é que você já inicie em todas as redes utilizadas por muitos usuários, por isso que a contratação de uma agência pode ser interessante, porque ela pode te ajudar a iniciar nessa estratégia de crescer seu negócio digital

Se você não quiser contratar, a sugestão é que você inicie no Instagram, pois é a forma mais fácil de se posicionar, e após isso, você investe em outros veículos de divulgação online. 

Conclusão

Hoje em dia, é fundamental para qualquer profissional, ter um perfil nas redes digitais da atualidade, afinal cada vez mais estamos nos tornando uma sociedade tecnológica, onde a maioria das coisas possui influência digital. 

Criar uma imagem forte no marketing digital, e ter uma base sólida de clientes, irá diferenciar você do seu concorrente, e promover resultados positivos tanto no mundo digital, quanto físico. 

Neste artigo, contém todas as informações que um advogado precisa ter para ingressar no mercado digital, e conseguir montar um bom plano de marketing para advogado. 

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