33.3 C
Dourados
sexta-feira, 12 de abril de 2024

Ministério da Saúde alerta para medidas de prevenção contra ISTs

- Publicidade -

O Ministério da Saúde lança uma campanha nacional focada na conscientização e prevenção das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Sob o lema “Carnaval: respeito e proteção tem que ter”, a iniciativa busca garantir um período de festas seguro para todos os foliões.

A coordenadora-geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Pamela Cristina Gaspar, destaca a importância dos cuidados além da simples prevenção com o uso de preservativos.

“Durante o carnaval, é essencial lembrar que a proteção vai além do uso de preservativos. Os exames para detecção de ISTs e a vacinação também desempenham um papel crucial na garantia da saúde de todos”, enfatiza.

É fundamental ressaltar que a correta utilização do preservativo é essencial para garantir sua eficácia. Pamela Gaspar alerta que “se usar o preservativo interno é só ele, se usar o preservativo externo é só ele. Não se deve usar os dois preservativos ao mesmo tempo”.

Além da prevenção, o SUS oferece gratuitamente exames para detecção de ISTs, como sífilis, HIV, hepatite B e C, clamídia e gonorreia. O tratamento também está disponível na rede pública de saúde, sendo crucial não apenas para o indivíduo infectado, mas também para interromper a cadeia de transmissão.

Para o vírus HIV, o SUS oferece duas formas de prevenção específicas: a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV. A PrEP é indicada para pessoas com maior vulnerabilidade ao HIV e deve ser tomada antes da relação sexual, enquanto a PEP é indicada após a exposição ao vírus.

Para saber onde encontrar a PrEP e a PEP, o Ministério da Saúde disponibiliza informações detalhadas no site do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Além disso, o SUS oferece vacinas contra hepatite B e HPV, esta última prevenindo também diversos tipos de câncer, como o de colo de útero, oral, anal e peniano.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights