24.2 C
Dourados
sexta-feira, 3 de maio de 2024

EiC bate record no tempo de evacuação do prédio

- Publicidade -

Abandono de área. Esse foi o ponto alto da capacitação dos colaboradores que fazem parte da Brigada de Incêndio da Escola Franciscana Imaculada Conceição (EIC). Na primeira semana de março, eles receberam orientações de profissionais da Atualize Treinamentos sobre psicologia de emergência e primeiros socorros e retomada da Norma Técnica 17 e da Norma Regulamentadora 23, do Corpo de Bombeiros do MS, legislação a ser seguida pelos brigadistas, pela participação da equipe dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt, da mantenedora SCALIFRA-ZN). O treinamento aconteceu entre os dias 04 e 07 e a evacuação do prédio foi realizada no encerramento da semana, sexta, dia 08, às 10h da manhã.

EiC bate record no tempo de evacuação do prédio

Treinamento contou com evacuação de prédio

As enfermeiras Edijane Lima e Paula Ana Paula Batista Santos prepararam os novos e antigos brigadistas para a ação efetiva em casos de emergência.  Demostraram e envolveram a equipe em práticas para prepará-la para reação eficiente em casos de hemorragia, reanimação, sangramento nasal, traumatismo, convulsão, desmaio e pré-desmaio. Essas são situações que podem vir a acontecer no ambiente escolar e exigirão atitude dos brigadistas. Os engasgos, bastante possíveis na escola, foram pauta da Semana Pedagógica, no final de janeiro.

Já o engenheiro de Segurança do Trabalho, Eduardo Honnef e o técnico em Segurança do Trabalho, Wilian Nunes, dos Sesmt, focaram na teoria do fogo e seus elementos e no conhecimento dos tipos de extintores e sua atuação. O grupo ainda fez prática do uso dos diferentes extintores e hidrante, fez prova teórica e atuou no exercício simulado de abandono de área, misturando a experiência dos que já estão na quarta simulação, com a primeira atuação dos novos brigadistas.

SIMULAÇÃO  – A experiência de evacuação completa do prédio principal, do pré-universitário e educação infantil da EIC mobilizou alunos, professores e colaboradores da escola. O exercício contou com o apoio e presença da Defesa Civil, do Detran, da Polícia Militar e do SAMU, garantindo a segurança do público envolvido pelo isolamento da área e acompanhamento do processo.

EiC bate record no tempo de evacuação do prédio

O treinamento aconteceu entre os dias 04 e 07

“Durante esse experimento, essa simulação, conseguimos fazer a evacuação de 800 pessoas em 4 minutos e 10 segundos, um tempo muito bom pelo número de pessoas e ainda mais por ter alunos pequenos, da educação infantil, participando. Foi um resultado bem melhor do que no ano passado, envolveu mais pessoas e, mesmo assim, fez um resultado mais rápido”, comemorou Honnef. Em 2023, o exercício gastou 4 minutos e 40 segundos para evacuar cerca de 600 pessoas.

O especialista destaca que a estrutura da escola é bem aberta, tem muitas saídas para diferentes espaços seguros, o que torna fácil o abandono de área. “Em qualquer lugar da escola que houver um foco de incêndio, a gente vai conseguir fazer com que todos os alunos saiam com segurança, até o momento que cheguem os bombeiros para fazerem os procedimentos de controle do fogo”, observa ele.

EiC bate record no tempo de evacuação do prédio

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights