34.6 C
Dourados
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Vitória esmagadora não livra Putin de desafios e questionamentos sobre futuro da Rússia

- Publicidade -

As urnas estão agora fechadas em toda a Rússia, mas o resultado nunca esteve em dúvida: o presidente russo, Vladimir Putin, garantiu um quinto mandato através de um duvidoso plebiscito nacional.

Mas a votação presidencial de três dias na Rússia nunca foi uma questão de procedimento democrático. Para o Kremlin, uma vitória retumbante na primeira volta dará ao presidente em exercício um novo selo de legitimidade e enviará uma mensagem clara: a guerra de Putin contra a Ucrânia tem o total apoio do seu povo.

Com 99,8% dos votos contados Putin obteve 87,3% dos votos, de acordo com resultados preliminares divulgados nesta segunda-feira (18) pela Comissão Eleitoral Central da Rússia (CEC).

O chefe da comissão eleitoral da Rússia disse que a participação nas eleições presidenciais do país, concluídas no domingo (17), atingiu 77,44%, um recorde pós-soviético.

Num discurso ao povo russo na véspera das eleições, Putin exortou os eleitores a votarem como uma demonstração de unidade nacional.

“Estou convencido de que vocês entendem o período difícil que nosso país atravessa agora, os difíceis desafios que enfrentamos em quase todas as esferas”, disse ele. “E para continuarmos a responder-lhes com dignidade e a superar com sucesso as dificuldades, continuamos a precisar de estar unidos e autoconfiantes.”

O povo da Rússia, acrescentou Putin, “é uma grande família!”

Essa é uma mensagem que Putin repetiu após o encerramento das urnas. Numa aparição junto a uma multidão de jovens ativistas de campanha vestindo camisas com um logótipo que dizia “Vitória de Putin na Rússia”, o presidente russo disse que os russos “são todos uma equipa, todos [os] cidadãos russos que foram às urnas para votar”.

Mas Putin também aludiu vagamente a “muitas tarefas que temos pela frente” após a sua reeleição.

Fonte: CNN

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights