25.8 C
Dourados
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Enem dos Concursos divulga horários das provas e MS tem 34 mil inscritos

- Publicidade -

Ao todo, 34.449 pessoas de Mato Grosso do Sul se inscreveram no Concurso Público Nacional Unificado, o “Enem dos Concursos”. Somente em Campo Grande foram inscritos 21.538 candidatos, o maior número do estado. As provas serão realizadas em todo o país no dia 5 de maio. O certame será aplicado em quatro municípios: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá.

Com um total de 2,1 milhões de inscritos em todo o país, o Enem dos Concursos já é considerado o maior concurso público realizado no Brasil.

O Ministério da Gestão divulgou nesta sexta-feira (5) os horários de abertura e fechamento dos portões para as provas. Os candidatos vão realizar as provas em dois turnos: de manhã, os portões serão abertos às 7h30 e, no período da tarde, às 13h.

Horários de provas. — Foto: Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Horários de provas. — Foto: Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Como serão as provas
Matutino (2h30 de prova):

nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
Vespertino (3h30 de prova):

nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
nível médio: provas objetivas (40 questões).
As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.

As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório e contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá validade de 12 meses.

As demais fases são:

perícia médica (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas das pessoas com deficiência;
procedimento de verificação da condição declarada para as pessoas negras;
e procedimento de verificação documental complementar para indígenas.
Além disso, para alguns cargos, haverá uma segunda etapa, de avaliação de títulos.

Reforço na segurança
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos enviou ofícios aos governadores e prefeitos dos municípios onde as provas serão aplicadas, solicitando cooperação para garantir a segurança e a logística necessárias à realização do certame. O documento é assinado pela ministra da Gestão, Esther Dweck.

A orientação do MGI é que os municípios evitem a realização de grandes eventos nas cidades onde o CPNU será realizado, a fim de facilitar o deslocamento dos candidatos e garantir a segurança nos locais de prova.

Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Força Nacional e Secretarias de Segurança Pública Estaduais devem atuar na logística e segurança do certame em parceria com órgãos estaduais.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights